Entre os dias 23 e 27 de janeiro, moradores e comerciantes do Jardim Rosana, na região da Vila Galvão, ficaram irritados com as constantes oscilações de energia registradas no local. Foram ao menos cinco vezes em que houve falta de luz no bairro. Além das casas e dos comércios, a iluminação pública também foi afetada. Como normalmente a situação ocorre à noite, as ruas ficaram totalmente escuras.
A secretária Luci Cavallaro contou ao GuarulhosWeb que as oscilações de energia duraram mais de uma hora. O problema começou no dia 23, uma quarta-feira, durante uma tempestade. Depois, na sexta-feira, dia 25, também com chuva. O último caso ocorreu ontem, 27. Desta vez, não caiu uma gota d'água. “A luz apagou por volta de 19h30 e voltou às 21h. Quando começamos retornar à rotina, caiu mais duas vezes em 30 minutos”, falou.
De acordo com a EDP, distribuidora de energia que presta serviços no município, as ocorrências foram ocasionadas por fortes chuvas e ventos. “Importante destacar que cerca de 90% das redes de distribuição de energia no Brasil são aéreas e, portanto, estão expostas a intempéries como chuvas, ventos e raios”, explicou a empresa, em nota.
Para a estudante Amanda Ramos, moradora da região, a situação é absurda. “Você paga por um serviço que não tem. Estamos em casa, querendo aproveitar as férias e não temos esse direito. Se queimar um aparelho eletrodoméstico é a maior burocracia para pedir ressarcimento”, desabafou.
Também em nota, a EDP esclareceu que as regras quanto ao ressarcimento de danos causados por anomalias no fornecimento de energia elétrica são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Para realizar o pedido de ressarcimento de danos a equipamentos elétricos, a distribuidora orienta o cliente a acessar o EDP Online (www.edponline.com.br). O pedido também pode ser realizado pessoalmente nas Agências de Atendimento dos municípios ou pela Central de Atendimento, no 0800 721 0123, com ligação gratuita e 24 horas”. A unidade da EDP em Guarulhos fica na Avenida Paulo Faccini, 1.527, no Jardim Maia.