Cidades

Guti afirma que guarulhenses não podem ser obrigados a pagar pedágio na Dutra

O prefeito de Guarulhos, Guti, se manifestou contrariamente a qualquer tipo de cobrança de pedágio no trecho da Dutra entre Guarulhos e São Paulo

“Nós vamos lutar com todas nossas forças para que os guarulhenses não paguem um centavo sequer de pedágio na Dutra, entre Guarulhos e São Paulo”, declarou o prefeito Guti nesta segunda-feira, em relação à proposta da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), durante audiência pública na última sexta-feira, em São Paulo, que tratou da nova concessão da rodovia.  

 

A agência federal, que regula os transportes, incluiu na proposta de concessão a possível cobrança de pedágio por quilômetros percorridos, de maneira proporcional ao uso, em um modelo chamado de “free flow”, que cobra por meio de antenas instaladas ao longo do percurso e leva em consideração os quilômetros utilizados pelo veículo. Isso valeria nos quilômetros iniciais da Dutra entre São Paulo e Guarulhos somente na pista expressa, sem qualquer implantação de praça de pedágio na pista marginal, a que é mais utilizada pelos guarulhenses para acesso à cidade e na ligação com a capital. “Somos contrários a qualquer tipo de cobrança que penalize as pessoas que moram ou trabalham em Guarulhos. Vamos levar à ANTT essa nossa posição, que é irreversível”, disse o prefeito.  

 

Guti explicou que seu objetivo é impedir a cobrança mesmo que seja no sistema free flow. “Se a ANTT não ceder, encontraremos uma forma para que o pedágio não incida em veículos emplacados em Guarulhos”, esclareceu. A concessão acontece no segundo semestre deste ano. O contrato atual, hoje administrado pela CCR, vence em março de 2021. 

Na audiência pública de sexta-feira, Guti defendeu que a nova concessionária, além das obras apresentadas pela ANTT, assuma o compromisso de aumento da vazão de 14 córregos sob a rodovia no trecho de Guarulhos, como forma de minimizar as enchentes na cidade. Hoje esses cursos de água acabam represados pelas pistas da rodovia, já que nunca foram ampliados desde a inauguração da Dutra, nos anos 50.  

 

A proposta da ANTT prevê no trecho guarulhense da Dutra a implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais, além de 6,5 km de pistas marginais, que vão passar do Trevo de Bonsucesso, além de 23 passarelas e duas novas alças de conexão com a rodovia Hélio Smidt.  

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