O campus do Instituto Federal em Guarulhos foi contemplado pela Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética – PEE – da EDP, distribuidora de energia elétrica da cidade. A ação abrange a implantação de um sistema de geração solar de energia em cada unidade de ensino e a modernização de pontos de iluminação antigos por lâmpadas LED, que são mais econômicas e sustentáveis.
Com o projeto implantado, será possível reduzir o consumo de energia, economizando um total de 220 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de mais de 90 famílias. Além disso, com as lâmpadas LED, há uma redução nos custos de manutenção, já que sua durabilidade é de cerca de 25 mil horas (aproximadamente sete vezes mais que lâmpadas incandescentes). Além da economia de energia, o projeto também tem caráter sustentável, já que o sistema fotovoltaico é uma tecnologia limpa que não lança poluentes na atmosfera, evitando a emissão de CO2.
“Beneficiar instituições de ensino da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética está em linha com nosso propósito de Usar nossa energia para cuidar sempre melhor. Conseguiremos contribuir diretamente com a utilização segura e eficiente da energia elétrica dos Campus e, consequentemente, com a redução de gastos com energia, possibilitando que a instituição redirecione este recurso ao atendimento da população”, ressalta Giuliano Vieira, gestor executivo da EDP.
O projeto abrange também os Institutos Federais de Suzano e Jacareí e terá investimento total da EDP de R$ 800 mil.