No boletim divulgado nesta quinta-feira, 30/01, pelo Ministério da Saúde com a atualização de novos casos de coronavírus, foi confirmado a notificação de 10 casos entre a quarta-feira, 29/01, e a quinta, 30/01. No total, os especialistas investigam 43 casos no país.
Durante a coletiva desta quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional, Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.
No Brasil, nas próximas horas, os profissionais da saúde seguem observando e avaliando os casos de nove pacientes que apresentaram os sintomas, entre eles 3 casos em São Paulo. O país não registrou nenhuma morte por conta da doença.
A Prefeitura de Guarulhos informou que enviou representantes da Secretaria de Saúde para participar de reunião com representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na última sexta-feira (24). O encontro aconteceu em uma das principais portas de entrada do país, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Fiocruz
Durante a coletiva, a presidente da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, afirmou que os laboratórios estão preparados e trabalhando para atender a nova demanda de exames. “As amostras que estão chegando a Fiocruz estão sendo analisadas dentro de protocolos de alta qualidade” explicou.
Nísia apresentou o compromisso da Fundação para desenvolvimento de um teste molecular, que deve ser entregue dentro de 1 mês.
Com relação a uma vacina contra a doença, Nísia afirmou que ainda a questão está sendo avaliada e estudada.
Atualização dos dados
Situação no Brasil
9 casos suspeitos
1 MG
1 RJ
3 SP
2 RS
1 PR
1 CE
43 total de notificações
Situação atual no mundo
China
7. 736 caso confirmados
12.177 casos suspeitos
1.370 casos graves
170 óbitos
No mundo
7.818 casos confirmados
82 casos confirmados
18 países
Nenhum óbito