Cidades

Prefeitura pede obras contra enchentes à nova concessionária da Dutra

Administrada pelo CCR Nova Dutra há 25 anos, a rodovia terá a concessão renovada a partir de 2021 pelo período de 30 anos

O aumento da vazão de 14 galerias de rios e córregos que passam sob a rodovia Presidente Dutra é uma das exigências da Prefeitura de Guarulhos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para serem incluídas no edital da nova concessão do empreendimento. Administrada pelo CCR Nova Dutra há 25 anos, a rodovia terá a concessão renovada a partir de 2021 pelo período de 30 anos.

 

Audiência pública realizada pela ANTT no auditório do Ciesp nesta quinta-feira (7) apresentou as propostas para a concessão e recebeu sugestões. A Prefeitura de Guarulhos, representada pelo secretário de Governo, Edmilson Americano, e pelo secretário-adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana, Márcio José Pontes, protocolou uma série de obras para resolver problemas da população da cidade, tanto de mobilidade como de enchentes. “O projeto dessas galerias é dos anos 1950 e está totalmente ultrapassado. Precisamos que a nova concessionária faça as obras que solucionem, de uma vez por todas, o problema das enchentes”, disse. Segundo ele, a Dutra funciona como uma espécie de represa, causando alagamentos em diferentes bairros de Guarulhos.

 

A Prefeitura também reiterou sua posição contrária a qualquer tipo de cobrança de pedágio que possa vir a onerar os guarulhenses. O tema ganhou relevância há 15 dias quando Guti recorreu ao presidente Jair Bolsonaro, que ratificou a posição do prefeito. “Nosso governo vai propor a diminuição do valor do pedágio, bem como não permitirá a construção de novas praças de cobrança. Guarulhos não terá pedágio”, disse Bolsonaro em redes sociais.

 

O gerente de regulação e outorgas de rodovias da ANTT, Marcelo Fonseca, aponta que, dependendo das discussões, existe a possibilidade de um novo tipo de cobrança pelo sistema free flow, mas somente para usuários da pista expressa, que ganharia uma configuração diferente da atual, sem – em hipótese alguma – cobrar de motoristas que utilizem as outras pistas para acessar os mais diferentes bairros de Guarulhos. “A ideia é que as vias marginais sigam como é hoje, sem cobrança nenhuma, mas na via expressa pode ocorrer a tarifação por meio de uma tecnologia em que é possível cobrar por quilômetros rodados, com pórticos que identificam os veículos no momento em que ingressam e saem da rodovia”, afirmou. 

 

“O nosso prefeito já afirmou, de forma categórica, que não aceitará nenhum aumento de pedágio que incida sobre a população guarulhense que se utiliza da Dutra, tanto na via expressa como na local”, afirmou Pontes. 

 

Mais reivindicações 

 

Outros pedidos foram encaminhados para a ANTT pelo secretário Paulo Carvalho, titular da STMU, no dia 21 de janeiro deste ano. Entre eles destaca-se a retirada do viaduto existente em Bonsucesso, mas já interditado, no km 210, quando forem construídas as marginais. Também se pede a adequação estrutural da rodovia no trecho em frente ao Internacional Shopping para que se possa fazer a duplicação da avenida Guarulhos. Para diminuir o número de acidentes que ocorrem no período noturno no trecho de Guarulhos, também foi solicitada a iluminação da rodovia em toda essa região. 

 

A STMU pede ainda a abertura do acesso da rua Indubel, no km 213,4, em decorrência da construção da Marginal Sul, já que o seu fechamento trouxe perdas significativas à mobilidade urbana e ao escoamento da produção industrial do município. As alternativas existentes de acesso à rodovia encontram-se a 4,5 quilômetros de distância (Trevo de Bonsucesso) e a 3 quilômetros (avenida Santos Dumont).  

 

Também se faz necessária a implantação de alternativa de acesso da rua Manoel Alonso Almendra à rodovia, de acordo com o projeto funcional elaborado pela CCR NovaDutra, para que sejam minimizados os transtornos às empresas instaladas nas proximidades ocasionados com o fechamento do antigo acesso, pela construção da Via Marginal entre os quilômetros 211,7 e 216,1. 

 

Outra obra de grande importância viária seria o acesso direto da Marginal Baquirivu para a Dutra, pelo Parque Cecap. Trata-se de um projeto para a fluidez viária na região do Aeroporto Internacional e bairros industriais do município, uma vez que os veículos provenientes de Guarulhos entrariam direto na rodovia Presidente Dutra no km 219, sem acessar a rodovia Hélio Smidt, melhorando a saída do aeroporto. 

 

Faixas exclusivas de transporte coletivo 

 

Outra reivindicação levada para a ANTT diz respeito às faixas exclusivas de transporte coletivo. Elas seriam implantadas no período da manhã, sentido Guarulhos/São Paulo, das 6h às 9h, e no período da tarde, em sentido contrário, das 17h às 20h. No trecho entre São Paulo e Guarulhos circulam 569 ônibus, que atendem 78 linhas e transportam 204.625 passageiros diariamente. 

 

Projeto da ANTT 

 

O projeto apresentado pela ANTT já contempla diversas melhorias no trecho de Guarulhos da Dutra, como a implantação de 31 km de faixas adicionais e 6,5 km de vias marginais, entre os kms 205 e 211,5, passando do Trevo de Bonsucesso até próximo ao bairro Cidade Aracília, além de 23 passarelas e duas alças de conversão para a rodovia Hélio Smidt, a partir da via expressa. 

 

No trecho paulistano estão previstas ainda alças diretas de acesso da via expressa para a rodovia Fernão Dias e também para a avenida Salim Farah Maluf, medidas que devem ajudar a diminuir o número de veículos que transitam na via Marginal.

 

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