Seja Feliz!

A-lcoólicos A-nônimos

Em fevereiro deste ano, eu tive a oportunidade de conhecer a sede de Alcoólicos Anônimos em São Paulo. O meu objetivo, além de abraçar a equipe de trabalho, foi fazer a locução de vídeo institucional sobre essa Irmandade. Sempre que possível, eu divulgo as atividades do grupo de Guarulhos no programa de rádio que apresento diariamente. Por isso, sou considerado um amigo de AA – com muito orgulho.
 
Existe um princípio do grupo que me encanta há muito tempo: viver em sobriedade durante as 24 horas que compõem o dia. Não é pouca coisa. Quem assume que não sairá sozinho desse atoleiro que é o mundo das drogas – lícitas ou ilícitas -, e que precisa de ajuda, logo percebe que o alcoolismo é uma doença sem cura. O que pode e deve ocorrer é a união de esforços em torno dessa meta diária: evitar o primeiro gole.
 
Dale Carnegie, em sua fantástica obra “Como evitar preocupações e começar a viver”, de 1948, dedica o capítulo inicial à plena dedicação ao tempo presente: ‘Viva em compartimentos diários hermeticamente fechados’. Eureca! Não adianta ficarmos presos ao passado, ou ocupados com o amanhã, enquanto não vivermos plenamente este dia; com todos os desafios e as alegrias que ele nos traz.
 
O Mestre Jesus, o Cristo, dá a última palavra sobre este assunto: “A cada dia basta o seu cuidado”, (Mt 6,34). Cabe, de nossa parte, a sincera gratidão a Deus por uma nova manhã. Que seja o início de feliz e enriquecedora jornada, na qual seremos úteis ao maior número possível de pessoas; sempre baseada na Vontade Divina.
 
Todas as reuniões de AA começam e terminam com a poderosa e desafiadora Oração da Serenidade, composta pelo teólogo norte-americano Reinhold Niebuhr (1892-1971): “Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras”. Só por hoje.
 
 
José Augusto Pinheiro, 52, é jornalista guarulhense.
 
 
 
 
 
 
 

Posso ajudar?