A principal homenagem de Guarulhos ao grupo Mamonas Assassinas, no Cecap, a praça instalada no bairro onde o grupo guarulhense, morto em trágico acidente aéreo em 1996, cresceu está completamente abandonada.
Localizada entre os condomínios do Cecap, próxima ao Terminal Rodoviário de Guarulhos, o local se encontra abandonado. Nem a estátua da “mamona”, símbolo do grupo, escapa. Algumas pichações e pequenos danos tomam conta do monumento, que perdeu até a placa da inauguração que mostrava as informações sobre a homenagem. Ela foi levada.
Alguns refletores que fazem a iluminação da estátua e da praça foram depredados. Pelo chão, cacos de vidro espalhados por toda a grama. O morador Rui Ferreira,68 anos, acredita que por ser um ponto turístico o local deveria ser melhor cuidado. “Esses dias veio uma excursão conhecer a praça e não tinha banheiro público para os visitantes, tiveram que pedir para um comerciante se ele deixava o pessoal usar o banheiro de lá”, conta.
Ao lado da praça dos Mamonas, um cenário diferente. Na pista de skate do Parque Cecap, sinais de limpeza e cuidados, que partem de ações isoladas, que incluem até a instalação de lixeiras. Esse é o resultado do projeto “Recicla-me ou Te Devoro”, uma parceria entre os coletivos Baquira Sistema de Som, que faz um evento mensal no local e defende o uso do espaço público de forma consciente, Arrastão Cultural e a Ecooficina.
O local costuma ser frequentado por jovens que cuidam da pista e podem ter sempre um local bem conservado para praticar esporte. Apesar disso, ao entorno da pista as raízes das arvores crescem e acabam danificando a calçada e o caminho por onde as pessoas precisam se locomover e podem se machucar.