Membros da Academia Guarulhense de Letras (AGL) visitaram o secretário de Cultura, Vítor Souza, na última quarta-feira, 9/12, para entregar exemplares da Revista da AGL 2020, contendo crônicas, artigos e poemas de diversos membros da instituição.
Estiveram presentes o vice-presidente, Valdir Carleto, a secretária geral Teresinha Silva Maltez de Souza, o 1º. secretário, Mauro dos Santos Oliveira, o presidente do Conselho Fiscal, maestro Armando Attilio Colacioppo Sobrinho, e sua esposa, a acadêmica honorária Wilma de Melo Colacioppo.
O secretário entregou à entidade 30 exemplares do livro “Prêmio de Literatura Guarulhense”, com os textos dos 38 autores vencedores do certame deste ano. Na oportunidade, Vítor Souza informou que, atendendo sugestão que lhe foi feita em uma das reuniões da confraria a que compareceu, foi publicada no Diário Oficial do dia 4/12 a oficialização do nome do historiador João Ranali ao prêmio literário anual organizado pela Prefeitura.
“Foi um pleito muito justificado. É nosso dever enaltecer as pessoas que se dedicaram a difundir a cultura na cidade. João Ranali já denomina a pequena praça na frente da Biblioteca Monteiro Lobato, mas quisemos que o Prêmio tivesse o nome dele, como um incentivo aos nossos jovens, para que escrevam, componham, leiam, informem-se e, assim, sejam cidadãos em toda plenitude”, afirmou o secretário.
Os acadêmicos transmitiram a Vítor Souza saudações enviadas pela presidente, Antonia Conceição Vaz Duarte, que, em virtude do isolamento decorrente da pandemia, não pôde comparecer.
Por fim, Vítor Souza foi informado sobre a composição da nova Diretoria da AGL, a partir de 1º. de janeiro: Valdir Carleto será o presidente, tendo Armando Colacioppo como vice; Mauro dos Santos Oliveira, secretário geral; Teresinha Maltez, primeira secretária; Clóvis Domingues, segundo secretário; José Augusto Pinheiro, tesoureiro geral; Fábio Cardoso dos Santos, primeiro tesoureiro; José Roberto Jerônimo, segundo tesoureiro; Antonia Vaz Duarte, presidente do Conselho Fiscal.