Economia

ACE – Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de reunião na associação

Antônio Carlos de Almeida falou sobre os desafios e ações envolvendo o poder público

Há nove anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o empresário Antônio Carlos de Almeida participou na última terça-feira, 14, da reunião da diretoria executiva da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE). O encontro com os dirigentes teve por objetivo apresentar um balanço de seu trabalho desde a gestão do ex-prefeito Elói Pietá (PT).

Antônio Carlos de Almeida contou que um dos principais desafios foi dar um foco secretaria, que deixou de fiscalizar para nortear em ações voltadas a políticas de desenvolvimento econômico, com projetos integrados com diversas secretarias municipais. Almeida destacou algumas das ações, dentre as quais a Mobilidade Urbana, Capacitação para o Trabalho e para o Empreender, Turismo de Negócios, Plano Diretor, Rodoanel Trecho Norte, Dados Econômicos entre outros. Mas, entre as ações que vem desprendendo muito trabalho por parte da secretaria são as tratativas para implementação do Parque Tecnológico.

Já em parceria com a ACE-Guarulhos, Sebrae-SP, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, Almeida destacou o programa Cidade Empreendedora, que visa intensificar o trabalho para a formalização por meio do Empreendedor Individual (EI).

Ele destacou ainda o estudo que deverá ser feito para implementação de um Centro de Convenções na cidade, instrumento, que segundo o secretário interessa bastante a ACE. "O governo não tem condições para fazer o Centro de Convenções. Temos terrenos com condições para sua implementação, o que esperamos é que antes da entrega do estudo, tenhamos uma resposta positiva da iniciativa privada", disse.

Impostos – Diante de empresários o tema que não poderia faltar era a redução de impostos, sobretudo o Imposto sobre Serviço, tributo municipal. Antônio Carlos disse que constantemente a administração municipal se depara com propostas para a redução do imposto em 2%, mas salientou que o assunto é delicado quando se trata de arrecadação.

Airton Trevisan, diretor jurídico da entidade, considera o debate do assunto primordial. "Dentro um contexto, para atrair novas empresas, é primordial que se baixe tributos", disse.

O presidente da ACE, Jorge Taiar, elogiou o encontro com o secretário. "Foi muito produtivo sabermos o que a secretaria pela qual o Antônio Carlos de Almeida é responsável vem fazendo nos últimos anos, ainda mais para nós da ACE-Guarulhos que tratamos de assuntos ligados à pasta",falou.

Entre os dirigentes da ACE presentes estavam: Carlos Dias (vice-presidente de Indústria), Milton Brazan (diretor de economia), Gerson Santana Silva (diretor da regional Cumbica), José Roberto Vitorelli (diretor de comércio exterior), Marcos Fliming (1º Secretário), Willian Girarde (diretor do NJE-Guarulhos) e Maurici Dias Gomes (Superintendente da ACE).

Posso ajudar?