Política

Ações pró-mulheres rendem troféu a Guarulhos

Prefeito Sebastião Almeida recebeu láurea; vereadoras da Comissão em Defesa da Mulher estiveram presentes

Em cerimônia realizada no último dia 24 de maio, no auditório da Prefeitura, o prefeito Sebastião Almeida (PT) recebeu o troféu referente à quarta edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, a que Guarulhos fez jus por suas ações, especificamente na área de defesa da mulher ao longo de 2011 e de 2012. Junto ao prefeito na mesa de trabalhos estiveram presentes, entre outras personalidades, o deputado estadual Alencar Santana (PT), a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres Maria Helena Gonçalves, a coordenadora de gestão desta Coordenadoria, Cris Vereda, a secretária adjunta municipal da Saúde Tereza Pinho, a coordenadora da Igualdade Racial Edna Maria Santos Roland e as vereadoras petistas Marisa de Sá e Dona Maria, representantes da Câmara e integrantes da Comissão Permanente de Defesa das Mulheres.

A homenagem é iniciativa da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da ONU Mulher e da Organização Internacional do Trabalho, e envolveu 81 organizações, entre as quais sete prefeituras de todo o País. "Adotamos uma série de medidas no sentido da equidade de gênero dentro da esfera administrativa, com claros reflexos na comunidade guarulhense, e conseguimos o reconhecimento dos promotores do programa", comentou Maria Helena. "Até 26 de junho encaminharemos para Brasília um novo plano, mais avançado que o anterior, desta vez incluindo iniciativas em defesa da igualdade racial, pois queremos continuar recebendo os troféus", declarou.

Segundo Cris Vereda, a Prefeitura de Guarulhos se candidatou apresentando um plano em que constavam, por exemplo, a capacitação para funcionários que lidam com mulheres vítimas de violência, a criação de um comitê pró-equidade de gênero, um treinamento específico nesta área para novos funcionários e a criação de um diagnóstico por gênero, raça e local de trabalho dos ocupantes de cargo de chefia para fins de pesquisa e adoção de novas políticas públicas na área.

A vereadora Marisa de Sá exaltou o esforço das mulheres de Guarulhos, em particular as representantes do Legislativo, na luta por uma sociedade em que todos tenham oportunidades iguais. "Tivemos nos últimos anos muitas conquistas, mas estamos apenas no início de um trabalho, há muito ainda a ser feito no sentido de vivermos em um mundo mais justo para todos", declarou.

O prefeito Sebastião Almeida, para quem "estamos reescrevendo outra página da História do Brasil", lembrou que durante anos, especificamente durante o Regime Militar, fizeram com que o brasileiro acreditasse que vivíamos num país sem desigualdades. Foi somente nas últimas décadas que o Brasil passou a reconhecer os direitos de mulheres, de negros, de índios e de jovens. "É um país maravilhoso, mas que cometeu muitas injustiças no passado que precisam ainda ser totalmente corrigidas", afirmou.

Posso ajudar?