Polícia

Adolescente é morto por policial aposentado em tentativa de assalto no Maia; cresce sensação de insegurança na região

Rua Brás Cubas, região do Maia

Um adolescente de 14 anos morreu após tentar assaltar um policial militar aposentado na tarde do último domingo (8), na Rua Brás Cubas, próxima à região do Bosque Maia, em Guarulhos.

Segundo o GWeb apurou junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP), a vítima saía de um hospital quando foi abordada pelo autor, que anunciou o assalto. O agente interveio e atingiu o jovem, que fugiu, mesmo ferido.

Posteriormente, ainda de acordo com a SSP, ele deu entrada no Hospital Municipal de Urgências (HMU), mas não resistiu. A perícia foi acionada e o caso registrado como legítima defesa e morte decorrente de intervenção policial no 1º DP de Guarulhos.

Fontes disseram ao GWeb, no entanto, que o adolescente não tentava assaltar o policial, mas sua mulher, que retornava do hospital. O aposentado, segundo os relatos, aguardava a esposa em seu veículo quando teria flagrado o crime e efetuado diversos disparos. A versão não foi confirmada pela SSP.

Ainda segundo a apuração do portal, o jovem seria morador da Comunidade do 15, que fica próxima à Rua Brás Cubas, onde o crime ocorreu.

> Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais notícias de Guarulhos de um jeito rápido e fácil!

Onda de crimes na região do Bosque Maia

Neste mesmo dia (8), duas mulheres foram assaltadas na Avenida Paulo Faccini e tiveram seus celulares roubados. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o suspeito utilizava um simulacro de arma de fogo no momento em que abordou as vítimas, que caminhavam pelas redondezas do Bosque Maia, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ao ouvirem os gritos das mulheres, os agentes da GCM iniciaram as buscas e conseguiram achar o suspeito, que foi conduzido ao 1º DP, onde foi preso em flagrante por roubo. Os aparelhos foram devolvidos às vítimas.

No dia seguinte (9), dois adolescentes também tiveram seus celulares furtados nas proximidades do Bosque Maia. Segundo informações, após o crime, eles procuraram o posto da GCM no parque para relatar o caso.

Pouco depois, durante patrulhamento de bicicleta na área verde, os agentes avistaram um homem correndo em direção à mata e decidiram abordá-lo. Com ele, foram encontrados dois celulares. O suspeito alegou que fugia de uma briga, mas não soube explicar a origem dos aparelhos.

As características batiam com as descritas pelas vítimas. Levado ao 1º DP, o homem foi reconhecido pelos adolescentes, assim como os celulares, que foram recuperados. Ele permaneceu detido.

Aumento da sensação de insegurança

A região do Maia, historicamente vista como uma das mais seguras da cidade, tem sido alvo constante de práticas criminosas. Frequentadores do Bosque e moradores do entorno demonstraram preocupação com a recorrência de furtos e roubos nas imediações, através das redes sociais do GWeb. Em resposta a reportagem, a SSP informou que 1.238 infratores já foram presos e apreendidos no primeiro quadrimestre deste ano na região.

“Sensação de insegurança absurda”, escreveu Markos Almeida, leitor do portal. Outra internauta, Lúcia Bernadete, comentou que seu filho foi assaltado recentemente na Avenida Salgado Filho, ao lado da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (SASP). “Está bom assim?”, ironizou.

Outra seguidora, Marli Godoy, comentou: “Cadê os policiais e a GCM nas ruas para proteger a população de Guarulhos? A cidade está ficando um terror. Estão assaltando casas”.

Irandi Pereira disse: “Não estou mais passando pelo Bosque. Estou indo direto pela ciclovia na avenida”.

Comentários e denúncias como estes também são frequentes no WhatsApp do GWeb, que as repassa os casos para as autoridades competentes.

No mês de março, um casal foi assaltado na Rua Túlio Martelo, ao lado da Petz Bosque Maia, enquanto saíam de um restaurante. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que sete homens cercam as vítimas e roubam celulares, carteiras e outros pertences. Veja o vídeo aqui.

Para tentar entender quais medidas estão sendo tomadas pelas forças de segurança pública para inibir a criminalidade na região, o GWeb questionou o Governo do Estado e a Prefeitura de Guarulhos.

Em nota, o Estado, por meio da SSP, disse que “as forças de segurança seguem reforçadas e atuando de forma integrada no combate aos crimes patrimoniais e na proteção da população”. Já a Prefeitura, até o momento da publicação deste texto, não respondeu. O portal aguarda retorno da gestão do prefeito Lucas Sanches para atualizar a reportagem.