Ventos fortes que superaram os 50 km/h durante o forte temporal que caiu sobre Guarulhos por volta das 16h desta terça-feira chegaram a fechar o Aeroporto Internacional de São Paulo, por cerca de meia hora. Quatro voos com destino a Guarulhos foram transferidos para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Oss desvios ocorreram entre 16h24 e 16h41. Um deles, da companhia aérea Gol, partiu de Maceió e tinha chegada prevista para 16h05 mas, com a transferência, ela ocorreu às 17h34. Os outros três voos eram da companhia Latam. Um deles partiu de Porto Seguro (BA) e chegaria às 16h30, mas aterrissou às 18h15; outro veio de Florianópolis (SC) e chegou às 18h30 (previsão era 16h10); e o terceiro decolou de Rio Branco (AC) e a chegada ocorreu às 18h38 (previsão era 16h50).
Após o desvio, as aeronaves já retornaram para o aeroporto de Guarulhos que no início da noite já operava normalmente. O Terminal de Cargas foi um dos mais atingidos pelo temporal, com registros de alagamentos em algumas áreas e até destelhamento de um galpão.
Em nota, a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, informou que devido às fortes chuvas acompanhadas de rajadas de ventos, 14 voos foram alternados para outros aeroportos, no total.
“A concessionária informa que está apurando os impactos ocorridos no local e esclarece que as operações de pousos e decolagens já foram normalizadas”, acrescentou.