O Brasil registrou um mês de outubro histórico para a aviação civil, com um recorde de 11,3 milhões de passageiros em todo o país. Desse total, a grande liderança no acumulado do ano, sendo o principal motor da movimentação nacional, é o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo.
Guarulhos consolidou sua posição como o aeroporto mais movimentado do Brasil, acumulando 38,2 milhões de passageiros entre voos domésticos e internacionais até outubro.
Recorde nacional em crescimento
O levantamento, divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos com dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), mostra que o Brasil atingiu a marca de 106,8 milhões de pessoas viajando de avião no acumulado do ano até outubro. Esse número representa um aumento de 9,5% em relação ao mesmo período de 2024 e superou os 100 milhões de passageiros um mês antes do registrado no ano anterior.
O mercado doméstico, responsável por 9 milhões de viajantes apenas em outubro, alcançou o melhor resultado mensal pela oitava vez consecutiva desde março. Já o mercado internacional também bateu recorde, com 2,3 milhões de passageiros em outubro.
10 aeroportos mais movimentados do Brasil
A força do Aeroporto de Guarulhos no cenário nacional é evidente na lista dos terminais com maior movimentação:
- Guarulhos-SP: 38,2 milhões de passageiros
- Congonhas-SP: 19,7 milhões
- Galeão-RJ: 14,2 milhões
- Brasília-DF: 13,4 milhões
- Confins-MG: 10,7 milhões
- Campinas-SP: 10,6 milhões
- Recife-PE: 8 milhões
- Salvador-BA: 6,4 milhões
- Porto Alegre-RS: 5,8 milhões
- Santos Dumont-RJ: 4,9 milhões


