O Aeroporto Internacional de Guarulhos, o principal hub de São Paulo, consolidou sua liderança no tráfego aéreo nacional em setembro, respondendo pela maior movimentação de passageiros do país. De acordo com o relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), publicado nesta terça-feira (28), o terminal de Guarulhos somou 2,5 milhões de passageiros no mês.
O desempenho do aeroporto de Guarulhos foi muito importante para este novo recorde histórico alcançado pela aviação civil brasileira. O número de viajantes em voos domésticos atingiu a marca de 8,5 milhões no mês de setembro, sendo o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica em 2000, e representa um crescimento de 7,6% em relação a setembro de 2024.
Guarulhos na liderança do tráfego aéreo
Guarulhos manteve uma ampla vantagem sobre os demais terminais do país:
- 1º lugar: Aeroporto de Guarulhos (SP) – 2,5 milhões de passageiros
- 2º lugar: Aeroporto de Congonhas (SP) – 1,9 milhões de passageiros
- 3º lugar: Aeroporto de Brasília (DF) – 1,3 milhões de passageiros
A movimentação internacional também bateu recorde no Brasil em setembro de 2025, com 2,3 milhões de passageiros, um aumento de 9,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse cenário favorável no tráfego, do qual Guarulhos participa ativamente como principal porta de entrada e saída do país, reflete o aquecimento do turismo.
No consolidado de 2025, o tráfego aéreo nacional chegou a 74,2 milhões de passageiros nos primeiros nove meses, um crescimento de 8% em relação ao ano passado. A tendência de alta impulsiona o setor, com companhias aéreas planejando a ampliação de mais de 111 mil viagens para a alta temporada de verão.


