Início » Aeroporto terá Internet gratuita sem fio para passageiros este ano
Digital

Aeroporto terá Internet gratuita sem fio para passageiros este ano

Novo serviço, que beneficiará milhares de pessoas, começa a funcionar já em dezembro

Doze dos principais aeroportos internacionais do país vão oferecer, a partir de dezembro, Internet sem fio e gratuita para os passageiros em todas as áreas, inclusive no embarque. Para isso, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) está investindo R$ 1,1 milhão para a implantação do serviço, inclusive em Guarulhos. Atualmente já é possível acessar a rede em pontos do Aeroporto de Guarulhos próximos a restaurantes, livrarias e cafés que oferecem esse serviço exclusivamente para clientes.

Na opinião do presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, os usuários serão os maiores beneficiados. "Os aeroportos já se preparam para a alta estação e, sem dúvida, este é um dos serviços que facilita a vida de quem estiver embarcando, fazendo conexões ou simplesmente transitando pelos nossos aeroportos", comentou.

O professor Sérgio Aguilar, que viaja frequentemente, conta que essa novidade vai ajudar bastante a aproveitar o tempo de espera entre as conexões de vôos. "Posso trabalhar e acessar meus e-mails do notebook enquanto espero meu vôo. Assim não perco tempo", comenta. Já o piloto de helicóptero, Walney Anderson, disse que gostou muito da novidade, pois viaja muito e precisa sempre usar a rede paga para acessar a Internet.  "Estou em aeroportos constantemente e não consigo ficar sem Internet. Agora que haverá rede gratuita vou poder cancelar com minha operadora para também aproveitar esse benefício", revela.

Inicialmente, a implantação de infra-estrutura de rede wireless atenderá à demanda dos passageiros que passarem por Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Belém (PA). Ainda em 2009, mais 20 aeroportos contarão com o serviço, mas a previsão é que a instalação da rede sem fio seja feita nos 67 aeroportos que a Infraero administra. Cada aeroporto terá uma antena com capacidade para até 45 operadoras.