A Agente Guarulhos participou nesta terça-feira, dia 18, de workshop promovido pelo instituto francês Vedecom, que desenvolve projetos de veículos elétricos, autônomos e conectados. O evento Technopark foi realizado em Campinas.
O objetivo do Vedecom é tornar-se um instituto de pesquisa de referência mundial em veículos elétricos, autônomos e conectados no ecossistema móvel, construído em infraestruturas e serviços voltados para novos usos de mobilidade compartilhada e de energia. O instituto já tem parcerias com as principais indústrias automobilísticas da França, como a Citroen, a Renault e a Peugeot.
Para o Devanildo Damião, a participação da Agende é importante para conhecer o que há de mais novo em tecnologias que estão sendo desenvolvidas no mundo, além de provar a necessidade de se fazer alianças estratégicas em prol da inovação.
“Tive a oportunidade de colaborar e avaliar este projeto para a SDECTI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo) e realmente fico bastante feliz com o processo de articulação que se desenvolve aqui. A ideia francesa dos polos de competitividade, os quais conciliam políticas públicas setoriais e geográficas estão se estendendo ao solo brasileiro. Espero que esta experiência possa alavancar os setores mais reativos da sociedade guarulhense, pois a experiência francesa comprova que somente com a colaboração teremos resultados tangíveis.”, disse.
O Presidente da Agende, Aarão Ruben, destacou importante ter parceiros dentro e fora do País, pois o Technopark tem desenvolvido suas tecnologias com apoio de cientistas e empresários do mundo todo para investir no projeto e desenvolver pesquisas.
“Formar boas parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias é muito importante. O Parque Tecnológico Guarulhos poderá contar com toda a parceria internacional que a Agende já desenvolveu, por meio do nosso programa Agende Sem Fronteiras. Temos Acordos de Cooperação com Parques Tecnológicos e Agências de Desenvolvimento na Europa, Estados Unidos e Uruguai, além dos que já temos no Brasil”, declarou Aarão Ruben.
A comitiva da Agente foi formada por Aarão Ruben de Oliveira (presidente), Antonio Roberto Marchiori (secretário geral), Laudirley Dourado (conselheiro) e pelo Devanildo Damião (coordenador especial técnico científico).