Painel Politico

Agora vai?

Nesta semana, os vereadores combinaram de adotar um sistema que destravaria a inchadíssima gaveta de projetos da Câmara Municipal. Mais de 600 proposituras emperram todo o funcionamento da Casa, dizem, já que muitos projetos são inconstitucionais e exigem um trabalho excessivo das comissões técnicas.


Pois bem. Ficou definido que cada vereador escolheria, entre seus textos, três que queiram prioridade na pauta. E assim foi feito. Uma superficial análise já é suficiente para encontrar algumas aberrações, que só fazem gastar papel – leia-se dinheiro público – e demonstrar o baixo nível dos nossos representantes.


O que não falta na “pré-pauta” definida pelos nobres edis é indicação para título honorífico, data comemorativa, projeto autorizativo e projeto copiado da internet…


Compensação


É claro que nem todos os projetos separados pelos parlamentares são ruins. Tem coisa boa sim, e que renderá muita discussão produtiva na Casa de Leis. Mas, convenhamos, isso é obrigação.


Na Justiça


A Câmara divulgou, ontem, as suspensões de duas leis aprovadas na Casa na última legislatura, e que tiveram o veto do ex-prefeito Elói Pietá (PT) derrubado. Uma era de autoria do eterno opositor Edson Albertão (PSOL): tratava de suspensão de processos de reintegração de posse em áreas públicas.


Na Justiça 2


A outra era do ex-opositor José Carlos Dalan, que retornou ao PT depois das passagens por PSOL e PPS: a lei tratava da passagem social no sistema de transporte coletivo.


Abraço de crocodilo


E por falar em Dalan, a cena do abraço caloroso que deu (ou ganhou?) do presidente do PPS, Eduardo Rocha, chamou a atenção de quem esteve na Câmara na quinta-feira. Dalan deixou o partido junto com Fantazzini, em 2008, disparando para todo lado. Resta saber quem pediu desculpa prá quem…


Cadê você?


Albertão, aliás, não tem cumprido a promessa, feita no final de seu mandato, em dezembro, de continuar frequentando a Câmara. Ele disse que usaria a Tribuna Livre para atormentar o governo de Sebastião Almeida (PT). Mas o retorno à profissão de origem – Albertão é professor da rede estadual – deve estar roubando todo o tempo do socialista.


Cidade Limpa


Nesta semana, a Câmara e a Prefeitura retomaram o assunto “Projeto Cidade Limpa” e prometeram rediscutir a iniciativa ainda neste semestre. Ontem o presidente do Legislativo, Alan Neto (PSC), disse que envolverá, também, nas discussões, o Sincomércio, que representa 40 mil empresas do comércio varejista e de serviços no Município.


Dia da Mulher


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria da Mulher e da Igualdade Racial, a Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude e a Unifig promoverão uma palestra sobre os aspectos judiciais da Lei Maria da Penha. O encontro acontece nesta segunda-feira, dia 9, às 9h15, no Auditório Baeta Neves, da Unifig, na Vila Rosália.


Sumido?


O ex-prefeito Elói Pietá (PT), que muitos acham que anda sumido da cena política local, esteve em Brasília nas últimas quinta e sexta-feiras, participando de seminário organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – órgão consultivo da Presidência da República – sobre a crise econômica. Foi o primeiro evento de Pietá como vice-presidente executivo da Fundação Perseu Abramo.


 


“Acho que a decisão foi prudente. E corroborou com a posição do Cansei!”


Airton Trevisan, presidente da OAB-Guarulhos, sobre a liminar que suspendeu a criação de 488 cargos na Prefeitura. O inchaço na administração é criticado pelo Movimento Cansei!.


 


“Existe algum regimento sobre o que é praxe na Câmara, senhor presidente?”


Edmílson Souza (PT), vereador, questionando a tradição do Legislativo de indicar presidente o vereador que propõe uma Comissão de Estudos ou de Inquérito.


 


Paulo Manso é editor do Guarulhos Hoje

Posso ajudar?