Política

Alckmin pede apoio a deputados federais paulistas no congresso

Pedido foi relacionado a impostos e salários dos bombeiros

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), recebeu nesta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes deputados federais e senadores paulistas para pedir apoio nas votações no Congresso Nacional nos temas estavam assuntos que afetam diretamente as contas do Estado.

Entre os assuntos tratados pelo governador estavam o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Fundo de Participação dos Estados, a manutenção do veto presidencial da proposta de divisão dos royalties do Pré-Sal entre todos os estados e o endividamento do governo paulista pelos precatórios. Alckmin ficou de agendar nova reunião para receber resposta dos pedidos feitos e ouvir demandas dos deputados e senadores.

Em nota, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB), destacou o pedido do governador de a bancada paulista ser contrária à aprovação da emenda que equipara os salários dos policiais e bombeiros do país aos do Distrito Federal, por abrir precedente de se definir salários na Constituição. "O governador entende que não cabe à Câmara legislar sobre um assunto que deveria partir do Executivo", diz.

A deputada Janete Pietá (PT) considerou positivo o encontro com Alckmin por ter convidado lideranças independentemente das bandeiras partidárias. Ela diz que solicitou uma nova reunião com o governador para tratar de questões metropolitanas, o que ficou de ser analisado. "Foi um primeiro passo para saber as questões dele (Alckmin)", diz. Ele acredita que novos encontros podem ser agendados para tratar de temas defendidos pelos parlamentares.

Posso ajudar?