Política

Almeida e Derman são confirmados para reeleição

"É claro que cada eleição é nova, mas já temos a convicção de que a população sabe que o PT é capaz de transformar a cidade", ressaltou Almeida

Sob o slogan "Compromisso com Guarulhos", os nomes dos atuais prefeito e vice de Guarulhos, Sebastião Almeida e Carlos Derman, foram aclamados para a reeleição pelos delegados do partido em encontro realizado no último domingo no auditório do Colégio Mater Amabilis. No próximo dia 30, o PT fechará as coligações e reafirmará Almeida e Derman na Convenção Municipal da sigla.

"Os dois juntos representam a unidade do partido em todas as suas áreas. Além disso, o papel desempenhado pelo Carlão, como secretário da Saúde e vice-prefeito, foi fundamental para a unidade do governo", ressaltou Benedito.

Durante o encontro, o prefeito Almeida fez um balanço do município antes da administração petista e dos avanços conquistados. "O PT vem mudando a cidade desde 2001. É claro que cada eleição é nova, trabalhamos com sonhos e queremos apresentar a melhor proposta. Mas já temos a convicção de que a população sabe que o PT é capaz de transformar a cidade", ressaltou Almeida para uma platéia formada por militantes do próprio PT e de partidos da base aliada.

Em 2008, sete candidatos disputaram contra Almeida

Em 2008, o então candidato a prefeito do PT, Sebastião Almeida, obteve 268.211 votos no primeiro turno, o que significou 47% dos votos válidos, o que o qualificou a disputar o segundo turno contra Carlos Roberto, que ficou em segundo lugar com 134.677 votos. No entanto, quando somados os votos de todos os sete nomes que disputaram o primeiro turno contra Almeida, o total foi de 299.767 votos.

Vale salientar que naquele ano não houve, como agora, qualquer união dos candidatos que tentavam tirar o PT do poder. A disputa do primeiro turno colocou nomes que viriam a se coligar no segundo turno em lados bastante diferentes. Orlando Fantazzini, por exemplo, que teve 15.660 votos e concorreu pelo PPS, hoje partido aliado de Carlos Roberto do PSDB, apoiou Almeida no segundo turno. Adriana Afonso, quarta colocada com 24.978 votos, pelo PMDB, também. Hoje, ela perdeu o comando do partido e não acena repetir o mesmo apoio.

Jovino, o terceiro colocado com 97.464 votos , apesar das diferenças no primeiro turno, ficou ao lado do tucano. O mesmo ocorreu com o DEM, de Jorge Tadeu (14.166 votos).

Os dois últimos colocados, Adilson Valente PC do B, com 8.360 votos, e Edson Albertão (PSOL), com 4.462 votos, ficaram com Almeida.

Agora em 2012, o colégio eleitoral de Guarulhos conta com 825.260 eleitores, ou seja, 102.260 a mais do que naquela disputa. Em 2008, houve 85.168 de votos brancos e nulos, além de 93.156 de abstenções (eleitores que não compareceram às urnas).

Posso ajudar?