Variedades

Anunciadas as indicações para o Oscar 2016

Em sua 88ª edição, a “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood” conferiu ao filme “O Regresso”, do diretor Alejandro González Iñárritu, o maior número de indicações ao prêmio “Oscar”, concedido anualmente aos melhores do Cinema. “O Regresso”, que narra uma visualmente impactante história de traição e vingança, interpretada pelo astro Leonardo DiCaprio, foi indicado em doze categorias, incluindo as de “Melhor Filme”, “Melhor Direção” e “Melhor Ator”. Correndo por fora, o elogiado azarão “Mad Max – Estrada da Fúria”, do celebrado George Miller, conseguiu respeitáveis dez indicações, em sua maioria técnicas, mas a proeza de também concorrer ao Oscar nas categorias “Melhor Filme” e “Melhor Direção”. 
 
Seus adversários na categoria “Melhor Filme” são: o jornalístico “Spotlight – Segredos Revelados”, a comédia “A Grande Aposta”, o tenso “O Quarto de Jack”, o sensível “Brooklyn” (de John Crowley), o thriller “Ponte dos Espiões” (do respeitado Steven Spielberg), e a ficção científica “Perdido em Marte”, do diretor Ridley Scott (de “Blade Runner” e “Thelma & Louise”, entre outros), esse ano esnobado na categoria “Melhor Direção”. O mexicano Alejandro González Iñárritu (vencedor do Oscar no ano passado, por “Birdman”) e o veterano George Miller são os favoritos ao Oscar de “Melhor Direção”, concorrendo com os novatos Tom McCarthy (Spotlight – Segredos Revelados), Lenny Abrahamson (O Quarto de Jack) e Adam McKay (A Grande Aposta).
 
Vencedor do “Globo de Ouro” de “Melhor Ator Dramático”, e já indicado por interpretações outras quatro vezes, o astro Leonardo DiCaprio (O Regresso) finalmente é o favorito ao Oscar de “Melhor Ator”, categoria esta em que também foram honrados o excelente Michael Fassbender (na biografia “Steve Jobs”), Bryan Cranston (Trumbo – Lista Negra), Matt Damon (Perdido em Marte) e Eddie Redmayne (por “A Garota Dinamarquesa”), vencedor do ano passado pelo filme “A Teoria de Tudo”.
 
Como esperado, a novata Brie Larson, vencedora do “Globo de Ouro” de “Melhor Atriz Dramática” por “O Quarto de Jack” (em que interpreta uma mulher sequestrada por sete anos), foi indicada ao Oscar de “Melhor Atriz” e é desde já a favorita, concorrendo com as já vencedoras Cate Blanchett (fulminante em “Carol”) e Jennifer Lawrence (Joy – O Nome do Sucesso). Nesta categoria, também foram indicadas a serena Saoirse Ronan (Brooklyn) e a veterana Charlotte Rampling, pela primeira vez indicada, no sensível drama “45 Anos”, que descreve como um casal pode não se conhecer verdadeiramente, mesmo às vésperas de completar 45 anos de casados. 
 
Vencedor do “Globo de Ouro” de “Melhor Ator Coadjuvante”, o astro Sylvester Stallone é o favorito sentimental ao Oscar deste ano, humanizando seu alter ego “Rocky Balboa” no surpreendente “Creed – Nascido Para Lutar”. Nessa disputada categoria, seus maiores adversários serão o conceituado ator teatral Mark Rylance, pelo espião soviético de “Ponte dos Espiões”, o outrora vencedor Christian Bale (A Grande Aposta), Mark Ruffalo (Spotlight – Segredos Revelados) e o ator Tom Hardy, concorrendo pelo traidor de “O Regresso”, mas protagonista do apocalíptico “Mad Max – Estrada da Fúria”, os dois filmes que receberam o maior número de indicações este ano.
 
A onipresente Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa) e Rooney Mara (Carol), de fato protagonistas em seus respectivos filmes, despontam como favoritas ao Oscar de “Melhor Atriz Coadjuvante”, concorrendo com a outrora vencedora Kate Winslet (Steve Jobs) e as novatas Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados) e Rachel McAdams (Spotlight – Segredos Revelados).
 
Para “Melhor Roteiro Original” foram indicados os respeitados diretores Ethan Coen e Joel Coen (por “Ponte dos Espiões”), o inteligente desenho “Divertida Mente”, o polêmico “Straight Outta Compton – A História do N.W.A.”, a ficção científica “Ex Machina – Instinto Artificial”, e o favorito “Spotlight – Segredos Revelados”. Concorrem ao Oscar de “Melhor Roteiro Adaptado” os filmes “A Grande Aposta”, “O Quarto de Jack”, “Perdido em Marte”, “Brooklyn” (de Nick Hornby) e o prestigiado “Carol”, drama este preterido nas categorias “Melhor Filme” e “Melhor Direção”.
 
O desenho animado “O Menino e o Mundo”, do diretor Alê Abreu, é o orgulhoso representante brasileiro no Oscar deste ano, disputando a categoria “Melhor Animação” com o favorito “Divertida Mente”, o japonês “Quando Estou com Marnie”, “Shaun, o Carneiro” e o elogiado “Anomalisa”, dirigido e escrito por Charlie Kaufman, cultuado roteirista dos filmes “Quero Ser John Malkovich” (1999), “Adaptação” (2002) e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” (2004).
 
Desde sua estreia no “Festival de Cannes” em maio de 2015, o comovente drama “O Filho de Saul”, do diretor húngaro László Nemes, já era apontado como favorito ao Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro”, o qual irá disputar com o elogiado drama francês “Cinco Graças” (França), da diretora Deniz Gamze Ergüven, o dinamarquês “A Guerra”, de Tobias Lindholm, o jordaniano “Theeb”, de Naji Abu Nowar, e o colombiano “O Abraço da Serpente”, do diretor Ciro Guerra.
 
Concorrem ao Oscar de “Melhor Canção” deste ano a vencedora do “Globo de Ouro” “Writing’s on the Wall” (007 Contra Spectre), do cantor Sam Smith, “Earned It” (Cinquenta Tons de Cinza), “Simple Song #3” (Juventude), “Manta Ray”, do documentário “Racing Extinction”, e “Til Happens to You”, também oriunda de um documentário (The Hunting Ground), composta e cantada pela diva Lady Gaga. Considerada uma das favoritas à indicação, “See You Again”, de Wiz Khalifa e Charlie Puth, uma homenagem póstuma de “Velozes e Furiosos 7” ao astro Paul Walker, foi preterida das indicações. 
 
Disputam acirradamente o Oscar de “Melhores Efeitos Visuais” os blockbusters “Mad Max – Estrada da Fúria”, “Star Wars – O Despertar da Força”, “Perdido em Marte”, “Ex Machina – Instinto Artificial” e “O Regresso”, em especial pela famosa cena em que o caçador de peles Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) luta com uma feroz ursa. 
 
O fotógrafo Emmanuel Lubezki (de “Gravidade” e “Birdman”, concorrendo este ano por “O Regresso”) deverá suplantar os respeitados John Seale (Mad Max – Estrada da Fúria), Robert Richardson (Os Oito Odiados), Roger Deakins (Sicário – Terra de Ninguém) e Ed Lachman (Carol) para poder receber seu terceiro Oscar consecutivo de “Melhor Fotografia”. A já vencedora estilista inglesa Sandy Powell disputa o Oscar de “Melhor Figurino” por dois filmes, “Carol” e “Cinderela”, ambos estrelados pela estonteante Cate Blanchett. E o veterano compositor italiano Ennio Morricone, referência no gênero western, é o favorito ao Oscar de “Melhor Trilha Musical” pelo cultuado “Os Oito Odiados”, de Quentin Tarantino.
 
A prestigiada categoria de “Melhor Documentário” deste ano é composta pelos elogiados “O Peso do Silêncio”, “Cartel Land”, “Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom”, “What Happened, Miss Simone?” (da Netflix), excelente retrato da vida e da obra da polêmica artista Nina Simone, e “Amy”, documentário que narra a curta trajetória de outra polêmica cantora, Amy Winehouse.
 
Com a apresentação do comediante Chris Rock, conhecido no Brasil por ser o idealizador da comédia “Todo Mundo Odeia o Chris”, a tão esperada cerimônia de entrega do Oscar deste ano será realizada no “Dolby Theatre”, em Los Angeles, na noite de 28 de fevereiro.
 

Posso ajudar?