A Natura considera que está no caminho certo para conseguir melhorar gradualmente o ritmo de crescimento das vendas no Brasil, segundo o diretor de relações com investidores da empresa, Roberto Pedote. “Tivemos uma melhora pequena nas vendas do terceiro trimestre (no Brasil), mas estamos convictos de que o caminho é por aí e gradativamente vamos recuperando esse crescimento”, afirmou. A receita da Natura no mercado brasileiro ficou em R$ 1,506 bilhão no terceiro trimestre de 2014, crescimento de 2,7% na comparação com igual período de 2013.
Embora os números do mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos mais atualizados digam respeito apenas ao primeiro semestre, eles indicam que a Natura perdeu participação de mercado. A empresa disse que sua fatia alcançou 19,4%, queda de 1,3 ponto porcentual na comparação anual.
Apesar de a companhia ter reportado crescimento das receitas, analistas questionaram o fato de as vendas em volume terem caído. No Brasil, a Natura informou que o número de unidades de produtos para revenda foi de 107,6 milhões no terceiro trimestre deste ano, redução de 14,8% na comparação com 2013.
Pedote afirmou que o efeito foi provocado por uma maior participação nas vendas de itens de perfumaria, que têm preço mais alto. Além disso, afirmou que a comparação com o mesmo trimestre de 2013 é distorcida pelo fato de que a companhia investiu ano passado em lançamentos da linha Sou, de preços baixos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.