A inauguração do novo pronto socorro do Hospital Padre Bento realizada no início deste ano pelo governador Geraldo Alckmin não resolveu os problemas da população que busca por atendimento emergencial de saúde. Moradores da região reclamam que não podem usufruir do novo serviço, já que os atendimentos são exclusivos para pacientes encaminhados por ambulâncias ou por outros serviços de saúde municipais.
Apesar de ser um hospital estadual, esta já era a preocupação dos usuários antes do fechamento do pronto socorro para sua modernização em maio de 2014, durante a gestão do ex-prefeito Sebastião Almeida. Na época, ele chegou a dizer que o fechamento poderia prejudicar os atendimentos de baixa complexidade do município, uma vez que a cidade passava por uma epidemia de dengue e o hospital era uma das unidades de saúde procuradas pelos pacientes na época.
O GuarulhosWeb ligou para o hospital na tarde de segunda-feira (21) e foi informado por uma atendente que os pacientes que chegam por conta própria na unidade procurando por atendimento no pronto socorro são encaminhados para o Hospital Municipal de Urgência (HMU), localizado a 4,9km de distância.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além do HMU, existem oito serviços de pronto-atendimento na cidade, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana: PA Paraíso, PA Dona Luíza, PA Alvorada, PA Bonsucesso, PA Paraventi, PA Maria Dirce, UPA Paulista e UPA São João.
As opções mais próximas da população ao redor do hospital são a Policlínica Paraíso localizada a 4,5km de distância e a recém inaugurada UPA Paulista a 5,5 km de distância.
Ainda segundo a pasta, não há déficit de atendimento em nenhuma região do município e todos esses serviços juntos realizam uma média de mais de 75 mil atendimentos por mês.
Durante entrevista coletiva realiza na manhã de segunda-feira (21) na cerimônia de inauguração da nova sede do Poupatempo Guarulhos, Alckmin disse estar surpreso com a informação de que o pronto socorro não estaria atendendo a toda população e completou que se informaria sobre o assunto.
A Secretaria Estadual de Saúde por sua vez, explicou que o Hospital Padre Bento atende à demanda da região. Porém, de forma referenciada, recebendo “pacientes encaminhados pelos serviços de saúde municipais, de acordo com a grade de referência estabelecida no município, de forma oficial e em conjunto com o Estado”
Para completar, a pasta informou que os pacientes são encaminhados paras outras unidades de saúde de acordo com a especialidade. “Todos os hospitais públicos do município trabalham com uma grade de referência para determinadas especialidades, valorizando o perfil de cada hospital, como por exemplo, os casos de ortopedia são encaminhados para o Hospital Geral de Guarulhos ou Hospital Municipal de Urgências”.
O Conselho Municipal de Saúde informou que existem diversas tratativas sobre o assunto em andamento, já que as reclamações dos usuários são constantes, porém o acordo entre prefeitura e Governo do Estado, impendem que o serviço de atendimento de baixa complexidade seja realizado.