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Após desmonte de viaduto velho, concessionária acelera obras das marginais da Dutra

O desmonte do antigo viaduto de Bonsucesso, no km 210 da Via Dutra, em Guarulhos, foi concluído na noite deste sábado, 24 horas antes do prazo previsto para finalização pela CCR RioSP, concessionária responsável pela gestão da rodovia e pelas obras. Sem o equipamento, as obras das marginais naquele local serão aceleradas. A previsão para a conclusão da primeira fase é março de 2024.

Para a região do Bonsucesso, local onde ocorreu o desmonte do viaduto, o novo contrato de concessão prevê a construção novas pistas marginais, além da ampliação das pistas expressas.  Serão sete quilômetros de novas marginais entre o pedágio de Arujá, próximo ao km 204, passando pelo trevo de Bonsucesso, no km 210 após o posto Sakamoto, no sentido São Paulo da Via Dutra.

No sentido Rio de Janeiro, também na região de Bonsucesso, serão construídos outros três quilômetros de novas pistas marginais. Próximo ao trevo de Bonsucesso, no km 213, será construído um novo trevo denominado Jacu Pêssego. Essa obra é importante pois contribui para melhorar ainda mais a fluidez do tráfego da região e também do trevo de Bonsucesso. Uma vez que será uma nova opção de retorno para o motorista.

Outras obras

Várias outras obras deverão ser realizadas, com previsão de entrega até 2025: construção de novos viadutos ligando a Via Dutra as rodovias Fernão Dias e Hélio Smidt, um novo acesso à capital paulista pela ponte do Tatuapé, Via Dutra 100% iluminada, além de conectividade para os clientes acionarem os serviços da concessionária.

O desmonte do viaduto

Para realizar o trabalho com segurança, foi montada uma operação complexa com envolvimento de 150 colaboradores e terceiros, e com a parceria da Policia Rodoviária Federal. As atividades tiveram início às 22h do dia 14/07, quando o tráfego da pista expressa foi desviado, nos dois sentidos, para as pistas marginais.

A região da obra foi sinalizada com cones, faixas informando os desvios das pistas expressas para as pistas marginais e atuação de homens bandeira. Além de mensagens nos painéis de mensagens e veiculação de boletins na programação da CCRFM. Foi montada também a operação visibilidade. Viaturas da concessionária ficaram posicionadas em locais estratégicos para orientar os motoristas e rápido deslocamento para o caso de um chamado de ocorrência na rodovia.

Para o desmonte do antigo viaduto foram utilizadas escavadeiras de 30 toneladas equipadas com rompedores e mandíbulas hidráulicas de alta capacidade. O trabalho começou pela demolição de toda a estrutura de concreto que compõem a parte superior da estrutura. Na sequência, foram retiradas as vigas e pilares que sustentavam a antiga estrutura. Por fim, mandíbulas hidráulicas fizeram cortes e a retirada de todo o aço. Para proteger o pavimento da rodovia, foi colocado um forro de material granular.

Novas marginais

Com investimento de R$ 1,4 bilhão, a CCR RioSP gera mais de 4 mil empregos diretos e indiretos  nas obras de ampliação da capacidade de tráfego da região metropolitana de São Paulo. Sobre a CCR RioSP: A CCR RioSP é responsável pela administração das Rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), num total de 626 km de extensão. A Via Dutra liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do país – Rio de Janeiro e São Paulo – que responde por
cerca de 50% do PIB brasileiro. Já a BR-101, entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro (RJ), passa por uma região litorânea que tem grande fluxo turístico. Saiba mais em www.ccrriosp.com.br.

 

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