A novela que envolve o aeromóvel, o trem também chamado de people mover”, ligandos os terminais do Aeroporto de Guarulhos a estação Aeroporto da linha 13 Jade da CPTM, tem um novo capítulo marcado. O tão aguardado início das operações está previsto para dia 31 de agosto. A confirmação veio após a conclusão de etapas importantes de testes. A cerimônia oficial de inauguração, no entanto, só deve ocorrer em setembro, ainda sem data definida.
A entrada em funcionamento do sistema ocorre após diversos adiamentos. Inicialmente, a operação ao público estava prevista para o primeiro semestre de 2024. Em seguida, o prazo foi postergado para o segundo semestre do mesmo ano, o que também não se concretizou. A linha de 2,7 km, com quatro estações (uma na CPTM e uma em cada um dos três terminais), será gratuita e promete fazer o percurso em cerca de seis minutos.
Os três trens começaram a circular em fase de testes no início de 2025, inicialmente apenas aos fins de semana e com peso simulado para obtenção de certificações. Nas últimas semanas, dois veículos passaram a operar simultaneamente durante a madrugada, sem apresentar falhas — fator decisivo para a liberação da operação.
Cada trem é formado por dois carros articulados com 16 toneladas, movidos por propulsão pneumática, e tem capacidade para transportar até 200 passageiros por viagem.
Solução esperada
A construção do aeromóvel se tornou necessária porque a estação Aeroporto-Guarulhos, da linha 13-Jade da CPTM, não chega até os terminais. Até hoje, o trajeto final é feito por ônibus gratuitos oferecidos pela concessionária GRU Airport. A estação da CPTM foi prometida ainda para a Copa do Mundo de 2014, mas só foi entregue em 2018, o que gerou críticas de autoridades, como o então governador João Doria, que classificou como “bizarra” a falta de integração com o aeroporto.
Agora, o novo sistema permitirá que passageiros e funcionários transitem facilmente entre os terminais ou entre o aeroporto e o transporte ferroviário. O acesso será gratuito e o contrato de operação da Aerom tem validade de dez anos. Após esse período, a gestão do sistema será transferida à União.
O custo total da obra foi estimado, em 2023, em pouco mais de R$ 300 milhões, pagos com recursos da outorga da GRU Airport. O projeto vem para complementar o acesso ferroviário ao aeroporto, que hoje conta com duas opções: a linha 13-Jade, com partida na estação Engenheiro Goulart, na zona leste da capital, e o Expresso Aeroporto, que liga a estação Barra Funda ao terminal em horários determinados. Ambos custam R$ 5,20 por trecho.
Com o aeromóvel, a expectativa é que a conexão entre a rede ferroviária e os terminais seja finalmente resolvida de forma rápida, eficiente e confortável para os usuários.


