Política

Aprovação de Lula desaba para 24% e é a pior de todos os seus mandatos

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desabou em dois meses, caindo de 35% para 24%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). Esse é o menor índice de popularidade registrado pelo petista em suas três passagens pelo Palácio do Planalto. Já a reprovação atingiu um novo recorde, subindo de 34% para 41%. Outros 32% dos entrevistados avaliam o governo como regular.

O Datafolha ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades entre os dias 10 e 11 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A queda na popularidade do presidente ocorre em um momento em que o governo federal enfrenta uma série de críticas. Um dos principais motivos foi a normativa da Receita Federal que ampliou a fiscalização sobre transferências financeiras via Pix, medida que gerou descontentamento entre a população e setores da economia.

Outro ponto que contribuiu para a reprovação foi a menção à possibilidade de mudança na data de validade dos alimentos. A proposta, sugerida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), propõe a adoção de um sistema de “best before” (consumir preferencialmente antes de), em vez da data de validade tradicional.

A inflação de alimentos também é um foco constante de preocupação, e o presidente não contribuiu com frases como aquela na qual sugeriu que as pessoas parassem de comprar comida cara.

Resultado: Lula colheu a pior avaliação de sua vida como presidente. Antes, havia atingido 28% de ótimo e bom em outubro e dezembro de 2005, no auge da crise do mensalão, em seu primeiro mandato (2003-06). Já o maior índice de ruim e péssimo fora registrado em dezembro passado (34%).

Posso ajudar?