O aumento das temperaturas, típico da temporada primavera/verão, chegou em 2010 e o calor e a umidade aparecem mais, o que também deve aumentar o uso de equipamentos de ar condicionado. É nessa hora que as pessoas devem ficar atentas para a limpeza dos dutos e filtros dos equipamentos, para evitar doenças do sistema respiratório. De acordo com o pneumologista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Camilo Faoro, a higiene correta destas peças deve ser feita no sentido de evitar a propagação de poeiras e microorganismos no ambiente climatizado.
A ideia da higienização é reduzir consideravelmente a incidência dos fatores que possam causar alterações respiratórias nas pessoas, sejam de causa alérgica ou infecciosa. Poeiras, fungos, vírus e outros microorganismos encontrados nos aparelhos de ar condicionado podem causar irritação nas vias respiratórias e/ou gerar reações infecciosas, sobretudo nas pessoas com doenças ligadas à respiração. Dentre os fungos combatidos com a higiene correta estão os dos gêneros Dermatophagoides, Blomia e Aspergillus. Faoro explica que, até mesmo infecções mais graves, como pneumonias e sinusites causadas por bactérias, como a do gênero Legionella, por exemplo, podem ser causadas por ar condicionados sujos.
A limpeza de dutos e filtros de ar deve ser feita com água e produtos de limpeza, como o álcool etílico e limpadores específicos. É importante lembrar que, mesmo com a higienização, não é possível eliminar 100% microorganismos prejudiciais à saúde. O que acontece é que "a limpeza diminui consideravelmente a ocorrência destes fatores de risco no ambiente". A utilização saudável dos equipamentos, explica Faoro, deve aliar o uso racional com a higienização regular dos mesmos, permitindo, dessa forma, o aproveitamento do conforto sem riscos a saúde.