Cidades

Artesanato representa Guarulhos na 18ª edição do Festival da Cultura Paulista Tradicional

Artesanato, dança, música e culinária se confundiam entre a diversidade cultural apresentada pelo Revelando São Paulo, evento cultural realizado entre 12 a 21 de setembro, na Capital. Além das danças típicas do município, Guarulhos foi representado pela artesã Etelvina Santos, moradora do bairro Mikail.
 
Entre um ponto e outro em seu stand, Etelvina apresentava aos visitantes da exposição, que reuniu a divulgação dos usos e costumes das cidades do Estado de São Paulo, suas produções artesanais. "Foi muito bom participar deste evento. Esta é a segunda vez que estou no Revelando São Paulo, até por que o meu stand teve muitas visitas", revelou.
 
A história dela com o artesanato começou no momento em que aceitou o convite de seu filho, que preferiu não revelar o nome, para deixar a cidade baiana de Euclides da Cunha e se instalar em Guarulhos em 2005. Antes de colocar em prática a sua aptidão pela produção artística manual, Santos trabalhou como faxineira.
 
Meses depois, ela passou a frequentar cursos que ensinavam entre as mais diversas produções, a produzir bonecas de pano. "Passei a me dedicar de vez ao artesanato, principalmente depois de ingressar em uma cooperativa. Atualmente estou desvinculada e tenho meu próprio ambiente de trabalho", encerrou.
 
Além das produções artesanais de Etelvina Santos, a cidade de Guarulhos também participou do Revelando São Paulo com bandas musicais e grupos de danças, além da Orquestra de Violeiros Coração da Viola e o Ballet Folclórico Boliviano. 
 

Posso ajudar?