Artigos

As crianças e a literatura

O tema “Cidade Amiga da Leitura” caiu como uma luva para a realização do 2º Salão do Livro de Guarulhos. Em dez dias de evento, cerca de 200 mil visitantes passaram pelos corredores da tenda armada no Parque Cecap. Como em 2010, o evento foi gratuito e trouxe à cidade escritores nacionais e estrangeiros de prestígio, que puderam compartilhar um pouco de suas experiências com o público.


 


Ruy Castro, Zuenir Ventura e o angolano José Eduardo Agualusa dividiram espaço com apresentadores de TV, filósofos, músicos, grupos de teatro e autores guarulhenses. Mais uma vez, ficou claro o intuito de utilizar o espaço para estimular a pluralidade de ideias e a liberdade de pensamento, sem qualquer viés ideológico ou partidário.


 


Foi uma festa recheada de atividades lúdicas, bate-papo em torno de temas infanto-juvenis e palestras sobre letras de música, arte, cultura, literatura, crônicas, educação e filosofia. Também se destacou a grande homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, falecido em 2001.


 


Num mundo cada vez mais informatizado e “virtualizado” pelo uso da internet, um grande mérito do evento foi incentivar a formação de uma nova geração de leitores e de futuros escritores entre as crianças e jovens da nossa cidade. A participação dos alunos do ensino público e privado foi marcante e significou o primeiro contato de muitas crianças com os livros. Tenho certeza de que a experiência vai ficar registrada em suas memórias, estimulando o aprendizado em qualquer tipo de ocupação que venham a escolher no futuro.


 


A Prefeitura não queria apenas que as crianças passassem pelo Cecap e saíssem de lá com as mãos vazias. Por isso, criou a Notinha Legal, um crédito de R$ 8 para que todos os alunos da rede municipal pudessem comprar o que bem entendessem no local. Alguns se interessaram por gibis e mangás, e outros por livros de história infantil. Independentemente do gosto, levaram para casa livros que poderão ser compartilhados com os irmãos, os pais e até os avós.


 


Que essa festa se amplie ainda mais nos próximos anos, atraindo cada vez mais participantes. Hoje, o Salão do Livro faz parte do calendário oficial de eventos Guarulhos. É uma iniciativa que se une a outras ações importantes do prefeito Sebastião Almeida na área da Educação, como a construção dos Centros de Educação Unificados (CEUs). Mais que uma opção de lazer, é outro passo que Guarulhos dá no processo de inclusão social e valorização da cidadania.


 


José Luiz Guimarães


Vereador (PT) e líder do Governo na Câmara. Escreve às quintas-feiras nesta coluna

Posso ajudar?