Variedades

As férias na Antártica pelas filhas do navegador Amir Klink

Elas relatam de forma divertida e empolgante as melhores aventuras e histórias das suas viagens

As irmãs Klink – Laura, Tamara e Marina ¬-, filhas do navegador Amir Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink, lançaram a obra "Férias na Antártica", da Grão Editora, em que narram as descobertas e lembranças das cinco expedições ao continente antártico, que fizeram acompanhando os pais, e a diversidade de um ecossistema conhecido por poucos.

As desbravadoras mirins Laura, Tamara e Marininha, que na primeira viagem tinham 6 e 9 anos, relatam de forma divertida e empolgante as melhores aventuras e histórias das suas viagens à Antártica. Para não esquecer de nenhum detalhe, coube à poeta e arte-educadora Selma Maria e ao professor João Vilhena o desafio de ajudá-las a reunir em texto todas as emoções e descobertas. "Foi muito divertido participar desse processo de construção coletiva de texto. Tínhamos que ajudá-las a lembrar suas histórias com todas as suas emoções, escrever costurando tudo o que elas, com muita empolgação, nos contavam e tomar muito cuidado para ser leal à linguagem alegre, científica e juvenil que as meninas traziam", diz Selma.

O relato de viagem do trio conta com diversas passagens curiosas e explicações simples e muito esclarecedoras a respeito das mais variadas espécies que habitam o continente gelado. Em diversas passagens as viajantes reforçam a importância da preservação ambiental, conscientizando crianças e adultos sobre o impacto que atitudes como jogar tampinhas de garrafa e sacos plásticos fora do lixo podem ter em todo o ecossistema do planeta.

Dentre os animais citados, estão a baleia-jubarte, baleia-franca, o albatroz, os pinguins e as focas, que, entre uma brincadeira e outra, ensinavam às Klink o gosto pela natureza e o respeito pelas mais diferentes formas de vida.

Elas explicam no livro, por exemplo, a variedade de lugares onde os pinguins podem ser encontrado++++s e que os ursos polares vivem somente no pólo Norte. Para ajudar a conhecer cada uma das espécies mais de perto, a mãe e fotógrafa Marina Bandeira Klink emprestou os registros da sua lente com imagens surpreendentes e inusitadas, ora instigantes, ora reveladoras.

Perfil das Klink Laura Klink, 13 anos, é quem mais gosta de fotografar e vê detalhes que os outros não veem. A maior lição que aprendeu nas viagens foi ver de perto como vivem os animais. Por exemplo, o bigode da foca e do leão marinho que serve como "radar" para encontrar peixes.

Tamara Klink, 13, é a irmã gêmea da Laura e a que mais gosta de cozinhar.
Já Marininha Helena Klink, 10, é a caçula das irmãs e é quem mais gosta de lavar a louça para deixar tudo limpinho e brilhando durante as viagens.

Férias na Antártica
Autoras Laura, Marininha e Tamara Klink
Editora Grão Editora
Páginas 72
Custo Médio R$ 42
Ano 2010

 

Posso ajudar?