Variedades

TV Cultura rememora o Rei do Baião Luiz Gonzaga no Moisacos

Dominguinhos interpreta músicas de seu mestre

Com sua sanfona, Luiz "Lua" Gonzaga desenhou definitivamente o nordeste no mapa da música popular brasileira. Mestre do ritmo e criador de melodias que influenciaram (e continuam a influenciar) gerações de compositores, Gonzagão construiu uma obra musical sintonizada com o sentimento popular. A trajetória artística do compositor é retratada no Mosaicos – A Arte de Luiz Gonzaga, que a TV Cultura exibe hoje, à 0h.

Mosaicos enfoca diversos momentos da carreira do criador do baião, apresentando grandes clássicos de seu repertório, como Asa branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), Xote das meninas (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), Numa sala de reboco (Luiz Gonzaga/José Marcolino) e Assum preto (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira).

Especialmente para essa homenagem, o programa une os sanfoneiros Dominguinhos e Waldonys a dois integrantes do Quinteto Violado, Toinho Alves e Marcelo Melo. Os convidados relembram histórias vividas com Luiz Gonzaga, analisam a obra do amigo e interpretam canções do mestre.

Outro destaque do programa são as participações dos grupos Bicho de Pé, Meketrefe e Trio Sabiá, apresentando releituras para algumas das principais músicas do repertório de Gonzagão.

Além disso, Mosaicos recupera no acervo da TV Cultura preciosas imagens das participações de Luiz Gonzaga em programas da emissora, em diversas épocas, como o especial Proposta (1972) – com a presença de Dominguinhos, Quinteto Violado e Gonzaguinha – e Festival de Verão do Guarujá (1981). O documentário musical também resgata a atuação do Rei do Baião nos filmes O comprador de fazendas (1951), dirigido por Alberto Pieralisi, e Sem essa aranha (1970), de Rogério Sganzerla.

Posso ajudar?