Cidades

Associação de taxistas emite nota de repúdio a declaração de Fátima Bernardes

A Abracomtaxi (Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxi), presidida pelo ex-vereador guarulhense, Edmilson Sarlo Americano, emitiu uma nota de repúdio a uma declaração da apresentadora da TV Globo, a jornalista Fátima Bernardes, durante seu programa matinal Encontro, nesta quinta-feira. Ela citou quem escritora foi estuprada por um motorista de táxi, quando – na verdade – a violência partiu de um condutor de veículo particular que atende passageiros pelo aplicativo Uber. 
 
Segue a íntegra da nota: 
 
"A ABRACOMTAXI vem a público repudiar a lamentável declaração da apresentadora Fátima Bernardes, durante seu programa na manhã desta quinta-feira, dia 31, quando ela afirmou – de forma completamente equivocada – que uma escritora foi estuprada pelo motorista de um táxi, quando na verdade a violência foi cometida pelo motorista de um carro particular que atende pelo aplicativo Uber. A própria escritora, a gaúcha Clara Averbuck, vítima do ataque sexual, deixou claro nas redes sociais e em publicações da mídia que o criminoso usava um carro particular e não um táxi.
 
Causa estranheza o fato de uma jornalista tão respeitada não só omitir a verdade, quando deixa de falar Uber, como também cita que foi um motorista de táxi por aplicativo. Desta forma, ela ofendeu a honra dos motoristas de táxi de todo o Brasil, que se sentiram atacados pelo erro cometido por uma das mais respeitadas formadoras de opinião da TV brasileira. Coincidentemente ou não, a Uber é uma grande anunciante da emissora.
 
Infelizmente, este não é o primeiro caso de abuso sexual cometido por motoristas de carros particulares que atendem por aplicativo. A ABRACOMTAXI preparou um dossiê com dados concretos sobre essa prática, mas a mídia, provavelmente movida por grandes interesses econômicos, insiste em não tornar público.
 
A ABRACOMTAXI, desta forma, busca restabelecer a verdade dos fatos, contra esse tipo de afirmação que só serve para confundir a opinião pública, ao desrespeitar os profissionais do táxi que muito se diferem daqueles que se aventuram em atender os passageiros com o uso de aplicativos.
 
Edmilson Sarlo Americano
Presidente da ABRACOMTAXI"
 
 
 
 
 
 

Posso ajudar?