Logo no início da primeira administração Guti, em fevereiro de 2017, a Prefeitura de Guarulhos implantou no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos um número de WhatsApp para atender às demandas da população, iniciativa até então inédita em empresas de adução de água no Estado e que assim permanece, ao menos nas cidades atendidas pela Sabesp, como é o caso de Guarulhos. Nos últimos dois meses os atendimentos por esse aplicativo superaram a marca de 40 mil.
Em junho foi verificado o pico, com 46 mil pessoas que usaram o WhatsApp da companhia paulista, contra 43,4 mil em julho. Antes, em maio, houve 27,5 mil atendimentos pelo WhatsApp, 29,1 mil em abril e 30,5 mil em março. O considerável aumento nos últimos dois meses é explicado pela reativação nesse período do antigo WhatsApp do Saae – (11) 99983-4217 –, já que muitos munícipes ainda o tinham cadastrado em seus celulares. Além desse número, a Sabesp disponibiliza o (11) 95976-3843 para o envio de mensagens.
Todos os serviços disponibilizados pela companhia no atendimento presencial também estão no WhatsApp. Eles foram reativados gradualmente conforme a pandemia ficou sob controle em Guarulhos, e já no último mês 2,9 mil pessoas foram a um dos três postos da Sabesp – Parque Shopping Maia, Poupatempo no Shopping Internacional e Shopping Bonsucesso – buscar atendimento, contra 2,6 mil em junho e 1,7 mil em maio.
Para ser atendido nesses postos é necessário agendar pela internet. No Poupatempo o site é o www.poupatempo.sp.gov.br e o atendimento ocorre das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 13h aos sábados. Já para os shoppings Bonsucesso e Parque Maia o site é o sabesp.agendasp.sp.gov.br. O serviço no Parque Maia está disponível de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábados das 12h às 18h. Por sua vez, a Sabesp no Shopping Bonsucesso atende de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 13h. A companhia também atende pelos telefones 195 e 0800-055-0195.
A diferença do serviço oferecido no Shopping Bonsucesso é o auxílio oferecido. Os funcionários, por meio de tablets, ensinam aos munícipes a usar, por meio de tablets, os serviços digitais da Sabesp – todos os quais, inclusive, podem ser feitos pela internet, seja pela Agência Virtual (www.agenciavirtual.sabesp.com.br) ou pelo aplicativo.
A companhia pede ainda à população que atenda seus funcionários cadastrados para proceder à atualização cadastral dos moradores de Guarulhos. Eles são identificados tanto por crachá quanto pelo uniforme e passam por todos os bairros da cidade para colher as informações.