Internacional

Atirador mata 22 pessoas e deixa ‘muitas mais’ feridas nos EUA, informa a polícia local

Vinte e duas pessoas morreram e “muitas mais” ficaram feridas na noite desta quarta-feira durante um ataques a tiros na cidade norte-americana de Lewiston, no Maine. O suspeito responsável pelo ataque permanece foragido, segundo a polícia local.

O Departamento de Polícia de Lewiston divulgou uma nota, confirmando que estão lidando com um atirador ativo, que teria atuado em duas áreas distintas: o Schemengees Bar and Grille e o Sparetime Recreation, uma pista de boliche na região.

O homem já foi identificado e tem 40 anos. Centenas de policiais estão fazendo buscas pelo criminoso, inclusive com o auxílio de helicópteros.

O governo emitiu um alerta às residências, aconselhando os moradores a procurarem abrigo seguro e permanecerem em suas casas. Além disso, lojas e empresas da área receberam orientações para fecharem temporariamente suas portas.

As aulas desta quinta-feira (26) também foram suspensas nas escolas públicas de Lewiston. “Por favor, fique dentro de sua casa com as portas trancadas”, publicou a polícia do Maine em uma rede social.

O presidente Joe Biden foi informado do ataque e ligou para a governadora do Maine, Janet Mills, oferecendo apoio federal nas investigações. Pouco depois, a Divisão de Boston do FBI anunciou que está trabalhando em parceria com os departamentos de polícia locais.

O massacre pode se tornar o sexto mais mortal da história dos EUA, caso o número de 22 mortes seja confirmado, segundo levantamento do instituto Gun Violence Archive. O ataque mais violento aconteceu em Las Vegas, em 2017, quando 58 pessoas foram assassinadas e 441 ficaram feridas.

Posso ajudar?