O ativista social e professor Tiago Ortaet, 33 anos, foi confirmado como candidato a vereador pelo PSB de Guarulhos no último domingo. Ele, é caçula de quatro irmãos, nasceu na periferia da Zona Norte, filho de migrantes nordestinos que vieram tentar a vida em São Paulo, como milhões de histórias de luta de nosso país. Seu pai Geraldo era garçom e faleceu quando Tiago tinha apenas 4 anos de idade e sua mãe Maria era faxineira, mulher guerreira que teve que criar os filhos sem o marido e passou por muitas dificuldades. Aos dez anos de idade Tiago mudou-se com a família para Guarulhos e logo no ano seguinte iniciou curso de teatro numa oficina da Prefeitura da cidade.
Estudou sempre em escola publica, era líder no colégio onde ainda um menino perambulava com amigos pelas ruas dos bairros Parque Continental, Jardim Palmira e Jardim Moreira a procura de quem quisesse ver suas peças de teatro, na igreja atuou em grupos de jovens e na família sempre teve a honradez e a honestidade como pilares fundamentais.
Começou a trabalhar aos 14 anos como atendente de farmácia no centro de Guarulhos pra ajudar a sustentar a casa. Concluiu curso superior em Artes nas Faculdades Integradas de Guarulhos, através de bolsa de estudos do Programa Escola da Família; fez pós-graduação em Arte/Educação na USP, iniciou curso de jornalismo e mestrado em Relações interculturais, tornou-se professor da mesma escola que foi aluno e preza até hoje pela intensa pesquisa teórica e prática de uma educação humanista, democrática e de protagonismo juvenil.
Desenvolveu inúmeros projetos nos últimos 13 anos em que tem dedicação absoluta à educação, cultura e arte; alguns deles reconhecidos nacional e internacionalmente em congressos que ele expôs sua prática como professor na África, Hungria, Portugal, dentre outros.
É professor concursado nas redes municipal e estadual, palestrante e ministrante de cursos, escritor de obras infantis e militante da cultura.
Pensando na democratização da arte como forma inovadora e eficiente de educação fundou a quase uma década a Trupe Ortaética de Teatro Comunitário, projeto cultural que já atendeu milhares de pessoas de todas as idades, principalmente jovens das periferias de Guarulhos e São Paulo (mesmo sem nunca ter tido qualquer apoio da prefeitura de Guarulhos, o projeto resiste).
Durante toda juventude participa de diversos movimentos culturais, sociais e políticos na busca por uma sociedade mais humana, ética e de oportunidade a todos, atuante em manifestações de professores com performances contundentes é um jovem aguerrido que ousa e realiza, um sonhador.
É casado com Vanessa, pai dos meninos Otávio e Arthur, desenvolve ações sociais há mais de uma década e tem o engajamento por um mundo melhor arraigado na sua alma, unindo pessoas para juntos construírem comunidades, bairros e uma cidade mais humana, igualitária.