Um ato promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que trouxe para Guarulhos na manhã desta quarta-feira cerca de 300 manifestantes de outras cidades da região metropolitana complicou a vida do guarulhense. A manifestação, que teve início na praça Getúlio Vargas, seguiu até o Fórum e depois foi para o Paço Municipal no Bom Clima, onde o grupo permanece até o momento.
A caminhada causou muitos transtornos no trânsito nas principais avenidas da região central no horário do almoço, quando há um grande fluxo de carros. Como os sem teto seguiram pela avenida Tiradentes, as vias de acesso foram bloqueadas. Na avenida Bom Clima, onde permanecem, mais problemas, já que eles ocuparam uma das faixas, impedindo a passagem inclusive de ônibus.
Apesar de serem de outras cidades, os sem teto "importados" foram orientados pelos líderes do movimento a falar que são de Guarulhos e que lutam para ter o direito de acesso à moradia. Na sexta-feira à noite, o mesmo grupo chegou a invadir uma área pública no Parque Uirapuru, região de Cumbica, mas foram retirados do local no dia seguinte pela GCM.
O GuarulhosWeb recebeu diversas reclamações de leitores, que protestaram devido ao trânsito causado. Agentes da GCM, STT e PM acompanharam todo o trajeto, para tentar dar fluxo ao tráfego e garantir a ordem. Nenhum incidente chegou a ser registrado.
Vereadores do PT, como Edmilson Souza e Genilda Bernardes, participam ativamente do ato dos Sem Teto.