Cidades

Ato desta sexta-feira em Guarulhos toma corpo e promete superar o primeiro

O "Ato contra o aumento das passagens no transporte publico de GUARULHOS!!!", convocado pelo Facebook, tomou corpo e seus organizadores esperam superar o ato de sexta-feira passada.

Apesar das articulações políticas do governo federal, que tentou apresentar um conjunto de ações para esvaziar as ruas, o segundo ato de Guarulhos, marcado para esta sexta-feira, dia 28, a partir das 16h, com saída às 17h da praça Getúlio Vargas, não só está confirmado como os organizadores, diante do sucesso do movimento realizado sexta-feira passada, esperam mais de 30 mil pessoas. 

Ainda há várias reivindicações nacionais, porém os manifestantes se concentram em questões de Guarulhos que não são resolvidos e só se agravam diante da falta de respostas por parte da Prefeitura. Nem mesmo a diminuição da tarifa na cidade de R$ 3,30 para R$ 3,00 ajudou a minimizar os efeitos do movimento.
O aumento de IPTU, no início do ano, ainda não foi assimilado pelo guarulhense, já que o prefeito Sebastião Almeida (PT), não resolveu o problema. Há reclamações generalizadas em relação à qualidade do transporte público, ao péssimo serviço de saúde nas UBS e também aos altos gastos do Executivo com funcionários comissionados.

Almeida desde a semana passada tenta esvaziar o movimento. Primeiro, apelou para uma grande campanha publicitária, com uso de telemarketing e outdoors para anunciar a baixa das tarifas. Nesta semana, articula junto a seu partido, secretários, vereadores da base e funcionários comissionados para que todos, junto a seus familiares, vão para a rua em defesa dele e da presidente Dilma Rousseff.

No entanto, esse tipo de manobra vem sendo rechaçada pelas ruas, já que todos os atos realizados até aqui têm como uma das premissas a não participação de partidos políticos. Na semana passada, quando o presidente do PT, Ruy Falcão, conclamou os filiados a tomarem a avenida Paulista, os manifestantes expulsaram quem usava camisa vermelha ou carregavas bandeiras do local. A polícia teve de intervir para acalmar os ânimos. 

Como o evento em Guarulhos, realizado na semana passada, foi pacífico durante quase todas as seis horas em que as pessoas permaneceram nas ruas, espera-se que os militantes tenham bom senso e não entrem em atrito com a manifestação que se assume apartidária.

A manifestação desta sexta-feira, a princípio, tinha como destino a rodovia Presidente Dutra, a exemplo do que ocorreu no dia 21. No entanto, há na própria página que convoca o ato uma enquete onde a maioria dos internautas consultados preferem ir até o Paço Municipal, no Bom Clima. 

Os organizadores chamam os interessados em participar para uma oficina de arte, às 15h, para a confecção de cartazes. Eles pedem para levar pincéis, cartolinas, entre outros materiais. A concentração deve ocorrer às 16h com saída às 17h. Diferente do que aconteceu durante quase toda esta semana, a previsão do tempo para a tarde desta sexta-feira é de apenas 5% de possiblidade de chuva. 

Posso ajudar?