Painel Politico

Atrás do rabo

A discussão, ontem, sobre a manutenção ou não do veto do Executivo a projeto de lei do vereador governista Gileno (PSL), que dispunha sobre a criação de ambulatórios médicos em escolas infantis, foi marcada pela troca de acusações entre petistas e tucanos sobre quem é o menos pior na gestão da saúde pública. De um lado, Geraldo Celestino (PSDB) dizendo que o governo guarulhense do PT preserva a “bandalheira” em vários postos de saúde da cidade; de outro, Edmílson Souza (PT) reclamando do atendimento prestado pelos estaduais Padre Bento e Hospital Geral.


Nos enfrentamentos, a cada estocada do rival, um sorriso desafiador do oponente, como quem disputa o troféu de “melhor alfinetada”. Apesar de defender seu PT, o líder do governo Zé Luiz deu a melhor definição para a situação: disse que cada um tem que olhar para o seu próprio rabo…


Bom zagueiro


O desempenho do ex-secretário da Cultura na tribuna, por sinal, tem surpreendido muita gente no Legislativo. Na defesa de seu partido, ele tem se saído bem melhor que os líderes do governo e da bancada do PT na Casa: Zé Luiz e Auriel Brito.


Rapidez


Presidente da Comissão de Obras da Câmara, o tucano Geraldo Celestino disse ter estranhado a rapidez com que foi liberado o alvará para a implantação do novo shopping a ser construído na Vila Fátima por um grupo fluminense. “Nunca vi uma liberação sair em 20 dias. O que será que aconteceu?”


Ausência sentida


Em evento realizado ontem pela manhã, no Mônaco, que determinou a parceria entre o Procon e diferentes setores da segurança pública do Município, estavam presentes as principais autoridades do setor na cidade, tanto da Polícia Civil, Militar e Rodoviária Federal. Apenas o secretário municipal de Segurança Pública, João Dárcio Filho, não compareceu. Como o Procon é ligado à Prefeitura, soou estranha a ausência.


Se precisar…


Ontem esta coluna trouxe nota a respeito do futuro político do ex-prefeito Elói Pietá. Este disse que não é candidato a nada, mas informou que “se precisar” concorrerá à Assembléia Legislativa, condicionando a necessidade à possível falta de apoio da máquina administrativa comandada hoje por Sebastião Almeida. No entanto, o “se precisar” também se refere à provável candidatura do tucano Carlos Roberto a deputado estadual.


Tô lá…


O candidato a vice-prefeito na chapa do PSDB no ano passado é outro que já está com a cabeça em 2010. Toninho Messias (PHS) anda falando por aí que sairá candidato a deputado estadual, mas não sabe se dobrará com Carlos Roberto ou com o deputado federal José Aníbal, que tentará a reeleição ao Congresso.


Correção


Ontem esta coluna trouxe que o vereador Wagner Freitas (PR) pediu informações sobre contrato feito com uma empresa para estudos sobre o projeto da consolidação das leis municipais, mas, na verdade, o objeto de estudo da suposta empresa – que teria consumido quase R$ 200 mil dos cofres públicos, segundo o caubói – teria sido o projeto de reestruturação do quadro de funcionários da Câmara.


Sacada


O vereador Americano (PHS) mostrou saber usar o assunto do momento para lançar mão de um projeto de lei que promete chamar atenção. Com a entrada em funcionamento dos radares na cidade – neste caso os que flagram os motoristas que avançam o farol vermelho -, o parlamentar apresentou projeto que determina que o sistema semafórico de cruzamentos funcione com sinal amarelo intermitente entre 23h e 5h, por razões de segurança.


 


“Tem gente que fica inflamada com um veto. Mas é algo técnico, com base legal”


Eneide Lima (PT), vereadora, ao defender veto do Executivo a projeto do colega governista Gileno (PSL)


 


“É importante a chegada de novos empreendimentos. Não sou contra o shopping. Mas é preciso ter respeito com a cidade”


Geraldo Celestino (PSDB), vereador, líder da oposição, sobre a rapidez com a qual que ele diz ter sido liberado o alvará para a implantação do novo shopping, na Vila Fátima.


 


Paulo Manso é editor do Guarulhos Hoje

Posso ajudar?