Cidades

Atraso de entrega de conjunto no Lavras atrapalha moradores e obras

Os conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, construídos no Lavras, que devem abrigar 1.460 famílias, já estão em processo de entrega das chaves, segundo informa a Caixa Econômica Federal, responsável pelas obras. Entre os agraciados com os apartamentos, estão moradores da comunidade Hatsuta, que esperam pelas unidades desde outubro de 2011, quando a prefeitura anunciou a construção do empreendimento, e famílias da Vila Any, onde as obras de uma ponte que ligam Guarulhos a São Paulo estão paradas, aguardando a saída dos moradores em área desapropriada.
 
Segundo informou a Prefeitura, em 10 de outubro de 2011, o contrato com a Caixa Econômica Federal e o proprietário do terreno foi assinado em 30 de setembro daquele anos. As obras teriam início um mês depois da divulgação e teriam o prazo de15 meses para serem concluídas, com o investimento de R$ 94,9 milhões.
 
A demora na entrega dos apartamentos tem preocupado os moradores que não recebem informações sobre a data. Para os moradores da Hatsuta, por exemplo, o fato de ter perdido seus imóveis durante o incêndio há 15 dias não é a única questão a ser enfrentada. 
 
No fim de 2015, os pais, que tem filhos em idade escolar, foram orientados a matricular seus filhos no bairro do Lavras, já que o empreendimento deve ser entregue este ano. Porém, o ano letivo já iniciou e as famílias permanecem na comunidade.
 
Para amenizar o problema, a Secretaria de Educação manteve estes alunos nas escolas em que estavam matriculados em 2015. Com a mudança, os alunos passaram para as escolas em que estão matriculadas regularmente. Segundo a pasta, a decisão não deve atrapalhar o plano de aulas dos alunos. Já as escolas que atualmente trabalham com número de alunos maior não precisaram de grandes ajustes.
 
Outro problema gerado pela demora na entrega é a finalização da obra, de uma ponte que liga o bairro da Vila Any, em Guarulhos ao Itaim Paulista, em São Paulo. A obra deveria ser finalizada em outubro de 2015, mas teve seus trabalhos interrompidos, já que os moradores esperam a entrega dos apartamentos para sair do local.
 
A Caixa informou ao GuarulhosWeb que os procedimentos para entrega das chaves do empreendimento já começaram. Segundo a empresa, das 1460 unidades que serão entregues, 1018 já foram vistoriadas pelos proprietários. As revisões de serviços executados e a limpeza final, também estão sendo realizados.
 
“A data de entrega dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) são definidas conjuntamente pelos órgãos envolvidos (Poder Público, CAIXA e Governo Federal) e podem sofrer alterações em razão de ajustes de natureza técnica, estrutural do empreendimento ou legais. Assim que as obras estiverem concluídas, a data de entrega será divulgada às famílias selecionadas pelo programa”.
 
A Secretaria de Habitação esclareceu que as unidades habitacionais do Lavras serão destinadas a famílias do Hatsuta (já cadastradas), do Furp e da Várzea do Tietê, incluindo famílias da Vila Any. Essas famílias serão realocadas pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE).
 

Posso ajudar?