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Atraso na renovação da concessão da Dutra retarda solução para o Trevo de Bonsucesso

A concessão da rodovia Presidente Dutra, que deveria ter sido renovada no início deste ano, devido à pandemia, foi prorrogada por mais um ano para a CCR NovaDutra. Com isso, a solução definitiva para a conclusão do Trevo de Bonsucesso foi retardada. A escolha de uma nova empresa para administrar a rodovia vai se estender por mais um ano. Desta forma, a nova concessão só terá início em 2022, quando começa um novo cronograma para benfeitorias ao longo da via.
Apesar da conclusão das obras do último viaduto pela Prefeitura estar na fase final, a construção da pista marginal no sentido São Paulo desde o Trevo até o Posto Sakamoto, responsabilidade da concessionária, é fundamental para garantir o acesso dos motoristas que deixam o complexo viário à pista local da Dutra. O problema maior, identificado pela administração municipal no ano passado, é que esta obra está prevista apenas para ser realizada no quarto ano da nova concessão, entre 2025 e 2026. O prefeito Guti vem tentando junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela nova concessão, adiantar a obra para o primeiro ano, para que a marginal seja construída já em 2022.
“Acionamos até mesmo o Ministério Público Federal no sentido de encontrar uma solução para resolver este problema. Somente no final de 2021, formos informados que a pista marginal entre o Trevo e o Sakamoto está prevista para o quarto ano de concessão. Não podemos esperar tanto tempo”, explicou o diretor da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Fábio Ferreira Durço, em recente entrevista à TV Globo. Ele apontou que a Prefeitura trabalha na construção do retorno da Jacu Pêssego, que fica entre Cumbica e Bonsucesso, e deverá servir de alivio para o tráfego no Trevo. “Com este novo acesso, boa parte dos veículos que seguem até Bonsucesso para retornar para São Paulo, terão uma ótima alternativa”, explicou.
Em abril, a STMU implantou um esquema de restrições de horários para caminhões entre às 6h e 9h e das 17h às 20h de segunda a sexta-feira, para dar preferência ao trânsito de veículos de passeio e ônibus, privilegiando os interesses dos moradores, evitando que a população seja obrigada a dividir o espaço com o transporte de cargas. Desde então, foi verificado, segundo a pasta, a diminuição dos congestionamentos nestes horários.

Alheio a processos legais que já tramitam há anos, presidente da Câmara entra em polêmica
No último dia 07/05, os representantes da CCR NovaDutra foram convidados para uma reunião virtual com o presidente da Câmara de Vereadores de Guarulhos, Fausto Martello, com o objetivo de tratar de questões ligadas ao viário do entorno do Trevo de Bonsucesso. Contudo, a chamada de vídeo foi interrompida após uma discussão entre Martello e Carla Fornasaro, diretora-presidente da concessionária que administra a rodovia.
Ao GuarulhosWeb, a CCR afirmou que Carla se retirou da reunião por “considerar que as atitudes grosseiras do vereador desrespeitavam também o cidadão de Guarulhos e sua Câmara de Vereadores, os convidados decidiram se retirar do encontro” e completou ponderando que “permanece à disposição das autoridades e da sociedade local para dialogar, desde que tais encontros sejam pautados pelo respeito e a cordialidade”.
No final do vídeo, Martello reclamou da diretora ter abandonado a reunião: “Ela não quis ser repreendida, e nem cobrada. Eu dizendo que ela arrecada e não faz nada pela cidade. Ela só jogou a culpa no munícipe guarulhense, porque ela só arrecada de Arujá pra lá. Quer dizer? Guarulhos é um estorvo? Ela saiu porque é mal-educada e incompetente”.

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  • SE ESTAS ANTAS TIVESSEM A MESMA CAPACIDADE OPERACIONAL QUE TEM PARA ARRUMAR DESCULPAS PARA SUAS INCOMPETÊNCIAS ESTE TREVO/VIADUTO, SEJA LÁ O QUE FOR JÁ ESTARIA EM SUA CENTÉSIMA VERÇÃO DE ATUALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO… VTC

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