A Secretaria da Educação do Estado já definiu o calendário do programa “Reforço aos Sábados”, destinado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. As aulas de revisão de conteúdo pedagógico iniciam no próximo dia 5 de abril, primeiro final de semana que as escolas vão abrir as portas para auxiliar os estudantes que eventualmente tenham enfrentado alguma dificuldade de aprendizado no primeiro bimestre de 2014.
Para isso, a Secretaria já iniciou as orientações para que todas as 91 Diretorias Regionais de Ensino organizem a indicação dos alunos e professores participantes do programa e já façam o alerta aos pais e comunidade escolar das 5 mil unidades escolares sobre a importância da participação.
O encaminhamento ao reforço é definido com base nos conselhos de classe, que contam com o diagnóstico dos educadores de todas as disciplinas. Além de recuperar eventuais defasagens, o projeto "Reforço aos Sábados" também é aberto aos jovens com bom desempenho que poderão reforçar o conteúdo caso assim desejarem. Em ambos os casos, a participação se dá por adesão com autorização dos pais.
“Iniciamos o reforço aos sábados em setembro do ano passado e no total somamos 536.606 mil indicações com ampla adesão dos alunos e professores. Este programa respeita o ritmo dos nossos estudantes, além de ser mais uma oportunidade de aprendizagem, alinhada aos outros programas de acompanhamento permanente dos estudantes que oferecemos”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Entre os outros programas oferecidos estão o reforço nas férias escolares de julho, que em 2013 reuniu 70 mil estudantes e contou com a participação de 90% dos indicados. Existem ainda a recuperação intensiva – modalidade que atende 22,2 mil alunos em classes regulares classes com estratégias pedagógicas específicas para suas necessidades – e a recuperação contínua, em que 32.566 mil professores-auxiliares dão suporte aos professores titulares, no contraturno, para recuperação imediata de conteúdo a cerca de 115 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
No Reforço aos Sábados, cada escola fica responsável por organizar as classes levando em conta a demanda e a necessidade dos alunos. Os professores que participam recebem adicional pelas horas trabalhadas e as escolas ficam responsáveis também por definir os horários das turmas, que podem ocorrer em um ou mais sábados por mês.