Cinema

Aumenta a busca por consórcio de automóveis

Consórcio tem crescimento de 36,4% nas vendas desse segmento no comparativo entre o primeiro trimestre de 2012 e 2013

Os resultados das vendas de consórcio de veículos leves no primeiro trimestre deste ano mostram que o consumidor, cada vez mais, aposta nessa alternativa de compra planejada


No Consórcio Luiza, empresa do grupo Magazine Luiza, esse segmento registrou o maior aumento, com 36,4% de novas cotas – o mercado, segundo dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios), cresceu 24%. "Os consumidores estão mais conscientes e planejando mais seu futuro, isso contribui para a escolha do consórcio como alternativa de compra de bens e serviços", afirma a diretora do Consórcio Luiza, Edna Honorato.


Ainda de acordo com ela, a comparação de planos disponíveis no mercado com os valores de financiamento convencional atrai aquele consumidor que não precisa do bem de imediato.


O valor médio das cartas de crédito do segmento veículos leves, que compreende automóveis, utilitários e camionetas, é de R$ 25 mil. No Consórcio, um plano de 60 meses tem a parcela no valor de R$ 504,70. No financiamento, em geral, um plano com mesmo valor e prazo tem parcelas de no mínimo R$ 650,00. Além disso, no financiamento, existem variáveis que podem trazer algumas dificuldades para o cliente como entrada mínima, idade do bem a ser adquirido, entre outras.


Neste ano, apenas fevereiro teve leve queda de -0,88% em relação ao mês anterior. Janeiro apresentou alta de 5,8% e março, 16,37%.
A maior participação dos novos clientes do segmento no primeiro trimestre deste ano é dos homens, que correspondem a 64,5% das vendas, porém, o número de mulheres interessadas por essa modalidade de crédito aumentou. Analisando por faixa etária, 48,9% das novas cotas vendidas de janeiro a março é de pessoas entre 30 e 50 anos.

Posso ajudar?