Cinema

AVALIAÇÃO – JAC J3 Sport confirma evolução da marca no Brasil

Quando a JAC desembarcou no Brasil, muita gente torceu o nariz para a chegada dos carros chineses ao país. A desconfiança era algo quase que cultural, já que - via de regra - produto chinês é sinônimo de qualidade duvidosa.

Desta forma, a JAC precisava romper várias barreiras, inclusive culturais. O J3, logo de cara, não ajudou muito já que, apesar do apelo publicitário que dava conta de um carro completo, tratava-se na verdade de um basicão, não muito bem acabado e com alguns probleminhas de adaptação, conforme o próprio GuarulhosWeb atestou durante avaliação daquele modelo, que tinha motor 1.4 a gasolina. 

Cerca de dois anos se passaram, a JAC lançou novos produtos e a primeira imagem foi ficando para trás. Desta vez, o GuarulhosWeb teve a oportunidade de avaliar durante uma semana um J3 Sport, que além de bem melhor acabado que o modelo de origem, oferece motor 1.5 flex bem mais ágil e resolvido que o primeiro. Ou seja, o J3 Sport é a prova viva de que a JAC já se abrasileirou, oferecendo produtos bem interessantes para nosso mercado. Oferecido por R$ R$ 37.490, o carro apresenta várias qualidades, além de equipamentos de série incluídos.

O J3 não deixa de ser um compacto "pau pra toda obra". Porém, o Sport oferece algumas qualidades a mais, principalmente o bom motor 1.516V VVT, o mesmo utilizado no J5 só que bicombustível. Demonstra ótimo desempenho e agilidade para enfrentar o trânsito urbanos e se dá bem na estrada também.

A evolução do modelo também pode ser percebida na eliminação do tanque de gasolina para partida a frio, um inconveniente que se faz lembrar toda vez que a temperatura ambiente está baixa e o motorista precisa dar a primeira partida no motor do dia. Por meio de pré-aquecimento do combustível diretamente nos bicos injetores, que é fundamental quando se usa o etanol, o J3 Sport dispensou a necessidade do "tanquinho". Com gasolina, etanol ou qualquer mistura percentual possível entre esses dois combustíveis, o motor dá a partida normalmente em qualquer temperatura de funcionamento e nas mais variadas condições climáticas. Isso foi percebido durante a avaliação, nesses primeiros dias frios deste outono brasileiro.

O motor desenvolve 125 cv (gasolina) ou 127 cv (etanol) a 6.000 rpm, com torque máximo de 15,5 kgfm e 15,7 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm. Segundo números divulgados pela JAC, o modelo precisa de apenas 9,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h,. Atinge 197 km/h de velocidade máxima.

Visual
A JAC seguiu o exemplo da concorrência e colocou alguns adereços para dar um aspecto esportivo no visual do J3 – até mesmo para justificar o sobrenome Sport. O carro conta com um novo conjunto de rodas de alumínio, com desenho exclusivo para a versão, além de faixas laterais (pretas ou brancas, dependendo da cor da carroceria) que também realçam a linhagem esportiva. Na traseira, a logotipia "J3 S" e "Jet Flex" identificam o novo top de linha da família J3.

Por dentro, o conjunto de pedais é aluminizado e as sapatas são perfuradas, inspiradas em modelos de competição. Já a iluminação do painel de instrumentos (cluster e rádio com CD player) perdeu a iluminação indireta azul e recebeu a cor vermelha. Os bancos têm novo revestimento e ganham também costuras vermelhas. Por fim, o pomo da alavanca de câmbio é preto. São detalhes que garantem aquele "algo a mais" ausente na versão 1.4 de entrada.

Como é de praxe em qualquer modelo JAC Motors, a lista de equipamento de série inclui vidros elétricos dianteiros e traseiros, desembaçador traseiro, limpador traseiro, retrovisores elétricos, lâmpadas halógenas, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis e lanternas de neblina, airbag duplo, alarme anti-furto, freio ABS com EBD, sensor de estacionamento traseiro, direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com entrada USB, abertura interna da tampa do tanque de combustível e seis alto-falantes.

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