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AVALIAÇÃO – 4×4 de verdade, Jeep Wrangler é lenda viva para muito poucos

Há alguns modelos que podem ser considerados verdadeiras lendas. Com o Wrangler não é diferente por vários motivos. Primeiro por ser um autêntico Jeep, aqueles que não são apenas para “inglês ver”.  A versão Rubicon, única oferecida no Brasil, representa a máxima expressão do legado e do DNA da marca. Lembrando que é um carro que está no mercado desde 1986, há quase 40 anos, em diferentes versões e modelos.

No visual, o Wrangler se impõe. Não fica despercebido em lugar nenhum. Passa a ideia de ser bravo, até por suas dimensões, que revelam maior altura do solo. É um grandalhão no bom sentido, que te dá a certeza que enfrenta qualquer terreno. Longe de ser um 4×4 do asfalto, oferece todo aparato necessário para enfrentar o off-road hard.

Aqui dentro, tem todo um aparato para indicar como se sair das situações mais difíceis. Para quem não é do ramo, precisa de um manual de instruções para saber usar esses dispositivos. Mas vamos voltar para o visual externo. Esta versão 2025 tem nova grade frontal, que inclui as tradicionais sete fendas da marca.

As rodas de 17 polegadas têm design exclusivo e ornam muito bem com os pneus de uso misto. As caixas de rodas e o teto na cor preta reforçam o efeito bicolor. O Wrangler está mais esportivo e moderno. E não deixemos de destacar que ele é um verdadeiro transformer. Com a ajuda de pequenas ferramentas e um pouco de paciência, o Jeep se torna um aventureiro a céu aberto, totalmente conversível. Afinal, teto e portas são removíveis e o para-brisa é rebatível.

De volta para dentro do carro, podemos ver aqui que ele conta com muitos recursos e tecnologias de ponta, que, à medida do possível, aumentam a sensação de conforto a bordo. O console central, de inspiração histórica, apresenta formas limpas e esculpidas. O painel de instrumentos apresenta novas superfícies suaves ao toque, em tecido ou poliuretano, com costuras de realce em contraste.

Ele conta com vidros dianteiros acústicos e espuma adicional de isolamento acústico no para-brisas, na capota dianteira e nas colunas B, proporcionando uma condução ainda mais silenciosa. Ou seja, fica mais suave apesar de ser um bruto. O sistema multimídia touchscreen de 12,3 polegadas integra o sistema Uconnect 5. Tem nova saída de ar interior retangular., além de saídas de ar que mantém a forma circular caraterística. Os bancos têm comandos elétricos para os passageiros dianteiros. O sistema de som premium Alpine com nove alto falantes e subwoofer é fantástico. Para quem curte, coloca o som no talo e enfrente qualquer obstáculo.

E para não dizer que não falei para os aficionados, vou dar uma passada rápida nos recursos off-road oferecidos. Tem tração 4×4 com relação reduzida 4:1 e crawl ratio de 77:1, Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok®, Desconexão eletrônica da barra estabilizadora, Sistema Off-road+   Câmera Off-Road , Rock Rails, para superar pedras   e outras coisinhas mais, que justificam o meio milhão que custa este Jeep Wrangler.

Assustou-se? Eu também. Mas entendamos que se trata de um veículo diferenciado para poucos. E para encerrar este capítulo, antes de falar da motorização, lembramos que ele tem capacidade para imersão. Como tem entrada de ar alta e vedação de água especial, consegue atravessar rios e riachos em profundidades de até 76 centímetros a 8 km/h. Para quem quer enfrentar terrenos difíceis, isso é fundamental e para muito poucos veículos.

Para fechar, o Jeep Wrangler conta com motor Hurricane 2.0L a gasolina, capaz de gerar 272 cv de potência 400 Nm de torque. Trabalha associado a um câmbio automático de 8 marchas.  Precisamos deixar claro que não é um carro para o dia a dia nem para viagens, a não ser para chegar em terrenos difíceis. Bebe bem. Faz no máximo 7 km/l na estrada, sem pisar muito fundo e sem usar tudo que o bom motor oferece. Meio que pé em cima. Na cidade, com boa vontade faz entre 5 e 6 km/l. Mas isso não é problema para quem se dispõe a desembolsar os R$ 500 mil que o carro vale.

Um pouco do que o Jeep Wrangler Rubicon oferece:

  • Ar-condicionado dualzone
  • Bancos revestidos em couro
  • Bancos dianteiros com ajustes elétricos
  • Ganchos para suporte de carga na caçamba
  • Airbags frontais e laterais
  • ESC – Controle de estabilidade
  • ERM – Sistema Eletrônico Anticapotamento
  • HSA –  Hill Start Assist
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Tração 4×4 Rock-Track com relação reduzida 4:1
  • Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok®
  • Barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica
  • Protetores para Pedra
  • 2 ganchos para reboque frontais, 1 para reboque traseiro
  • HDC – Hill Descent Control
  • Off-Road Pages
  • Trail Rated Badge
  • TrailCam – Câmera Frontal Off-Road
  • Eixos Dana 44
  • Nova Câmera Frontal Off-Road
  • Crawl ratio: 77:1
  • Reduzida: 4:1
  • Teto e portas removíveis
  • Para-brisa rebatível
  • Faróis Full LED e lanternas em LED
  • Novas rodas de 17” com pneus 245/75 R17 de uso misto
  • Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência (AEB)
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Central Multimídia Uconnect de 12,3” com Apple Carplay e Android Auto Wireless
  • Câmera de ré
  • Sistema de som premium Alpine com nove alto falantes e subwoofer

 

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