Ainda assim, não traziam um bom desenvolvimento tecnológico, o que gerava maior consumo de combustível em relação a câmbios mecânicos e dificuldades nas trocas de marchas. Mas o mundo evoluiu e o consumidor também. Os fabricantes brasileiros correram atrás e passaram a oferecer, cada dia mais, opções que chegam agora ao mercado de compactos.
O Chevrolet Onix sai na frente com o lançamento da versão equipada com o excelente câmbio GF6 – 2ª geração com Active Select, similar ao já utilizado em outros modelos que contam com motorização 1.8, como o Cruze e o Cobalt. A grande sacada, porém, foi colocar esse câmbio de seis marchas em um carro com motor 1.4. O GuarulhosWeb avaliou um modelo LTZ, top de linha, durante dez dias e teve a oportunidade de perceber que a evolução chegou a quem se dispõe a gastar pouco mais de R$ 40 mil com um veículo 0km.
A versão LT com motor 1.4 e câmbio automático parte de R$ 43.390. Já a avaliada, LTZ, bem completa, sai por R$ 47.190. Há modelos compactos por preços menores, é verdade, mas nenhum com câmbio automático de verdade. São automatizados, um sistema que dispensa a embreagem, faz as trocas de marchas sozinho, porém sem o mesmo conforto e com as mesmas respostas do automático.
No caso do AT6 do Ônix, o câmbio responde de uma forma bastante prazerosa. As trocas são rápidas, suaves e, raramente, deixam o carro acelerar além do necessário. O resultado pode ser visto no consumo de combustível, que fica próximo da versão mecânica do próprio Onix. Durante a avaliação, na cidade, ficou na casa dos 9km/l de gasolina. Na estrada, esticando um pouco mais, chegou perto dos 12 km/l.
Números oficiais da Chevrolet apontam que o Onix AT6 entrega 106 cavalos quando abastecido com etanol e 98 cavalos com uso de gasolina, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e de 13,0 kgfm quando alimentado a gasolina, com a mesma rotação.
O Onix 2014 com transmissão automática movido a etanol acelera de 0 a 100 km/h em 12s0 e, em 12s7, quando movido a gasolina. A velocidade máxima do Onix com os dois combustíveis é de 171 km/h.
O que o Onix AT6 oferece
O veículo é equipado ainda com controle automático de velocidade no volante, além de oferecer uma nova tonalidade de acabamento externo, a Azul Sky. Outras novidades ficam por conta do volante em couro e do acionamento automático da abertura da portinhola do combustível e do porta-malas de dentro do veículo. Antes, esse dispositivo estava apenas na chave.
A versão LTZ traz ainda alguns diferenciais que melhoram o conforto e o prazer de dirigir.Vem com acionamento elétrico das travas das portas, acionamento elétrico dos vidros, alarme anti-furto, antena, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bi-partido (60/40), chave do tipo canivete com fechamento de portas e vidros, controle de luminosidade do painel de instrumentos e controles de ventilação cromados.
Conta também com direção hidráulica, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, maçanetas das portas na cor do veículo, moldura da grade do radiador e das saídas de ar cromadas, painel das portas com acabamento em tecido, parachoques na cor preta, protetor de carter, puxadores internos das portas cromados, e volante com regulagem de altura e acabamento de pintura metalizada.
Temn ainda faróis dianteiros com máscara negra e lente decorativa Ice Blue, lanternas traseiras com lentes escurecidas e saia lateral com acabamento em preto, pneus 185/70 R15, ar-condicionado de série, computador de bordo, conexão Bluetooth para celulares, conjunto de alto-falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), entrada USB, espelhos retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina, rodas de alumínio com acabamento diamantado e sistema multimídia MyLynk.