O GuarulhosWeb avaliou um Gol Track durante uma semana, quando rodou cerca de 750 km, boa parte em rodovias entre Guarulhos e o interior do Estado. Fora que o modelo é bem equipado, com diversos itens de itens de design e acabamento que ressaltam a robustez e a esportividade, o bom desempenho – em se tratando de um carro 1.0 – surpreende no bom sentido.
Com preço de tabela de R$ 34.597,00, o Gol Track, equipado com motor TEC 1.0l Total Flex e suspensão elevada, que aumenta a distância livre em relação ao solo, vem também com pneus de uso misto, que permitem enfrentar com maior desenvoltura estradas e caminhos com piso irregular.
O motor TEC 1.0l Total Flex, da família EA 111, tem potência de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm com etanol. Com gasolina, a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm. O GuarulhosWeb rodou mais de 500 km com um tanque de etanol. Na cidade, a média – indicada no computador de bordo – girava na casa dos 8 km/l. Já na estrada, chegava aos 11 km/l. Nos cerca de 200 km restantes, já com gasolina, a média na estrada subiu para 13 km/l.
Os números são bastante satisfatórios ainda mais se levar em consideração que o desempenho não deixou a desejar. Sem dificuldade alguma, o Gol Track vai muito bem na faixa dos 120 km/h. Em alguns poucos casos de subidas mais longas, era necessário reduzir à quarta marcha para garantir a velocidade no mesmo patamar.
Design
O Gol Track é oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas e tem como diferenciais a grade do radiador em preto brilhante trazendo ao centro o novo emblema VW, com fundo também preto, e o para-choques dianteiro pintado na cor da carroceria, com a parte inferior preta. As grades inferiores têm acabamento texturizado self color (a cor natural do material utilizado). Outros diferenciais na dianteira são os faróis com dupla parábola com moldura escurecida e o farol de neblina, itens oferecidos de série.
Nas laterais , molduras salientes sobre as rodas, também em material self color texturizado, assim como a cobertura da soleira, que tem a parte central pintada em chrome effect. A visão lateral ressalta a elevação da carroceria em 23 mm e a adoção dos pneus de uso misto nas medidas 175/70 R14. As rodas têm calota especial – opcionalmente, como o modelo avaliado, pode ser equipado com rodas de liga-leve com design Thor.
As maçanetas e retrovisores externos também são escuros, self color e, juntamente com a coluna B – em tape preto fosco –, reforçam o perfil esportivo. A faixa lateral com a identificação Track traz design inovador e especialmente marcante.
Na traseira, destacam-se as lanternas escurecidas e o conjunto do para-choque na cor da carroceria com pintura preta na parte inferior, que traz dois retrorrefletores nas extremidades. A região da placa é recoberta com adesivo preto fosco, mesma cor do defletor posicionado acima do vidro traseiro.
Interior
O teto e as colunas do Gol Track têm forração escura na tonalidade Cinza Antracite, criando uma ambientação ao mesmo tempo aconchegante e esportiva. Os bancos e os painéis das portas são revestidos com tecido especial, que utiliza fios produzidos de PET reciclado. Os bancos dianteiros têm a faixa central em baixo relevo e, na parte de trás do encosto, trazem bolsas porta-revistas. A parte inferior lateral dos bancos da frente são cobertas por uma carenagem plástica que inclui um porta-objetos adicional. O banco do motorista traz de série ajuste de altura.
Os para-sóis possuem espelhos iluminados e o porta-malas tem cobertura integral por carpete. Os difusores de ar têm os aros e o botão central cinza e a manopla do câmbio traz o diagrama de marchas também cinza e o aro inferior em esmalte Siberian, mesmo acabamento das maçanetas internas das portas. A moldura central é pintada em Preto Satin e tem acabamento em cromo.
“Eu te disse, eu te disse…”
Entre os equipamentos eletrônicos oferecidos no Gol Tracker, está o ECO Comfort, como item opcional, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Por exemplo: se o ar-condicionado estiver ligado e o vidro for abaixado mais de 20%, aparecerá a seguinte mensagem no instrumento combinado: "Ar condicionado ligado; fechar janelas". Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: "Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor" e "Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado". Como o modelo avaliado não contava com ar condicionado, a primeira mensagem não foi informada.
Outro importante recurso de segurança de série, o "Comfort Blinker" – item presente em modelos como Jetta e Passat –, possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Com esse leve toque, o sistema aciona a seta por três vezes seguidas e indica a intenção de troca de faixa.
Quando equipado com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores, o Novo Gol Track traz a função "tilt down", que regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente.
Opcionalmente o Novo Gol Track pode receber o novo rádio CD-Player com leitor de arquivos MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth. Com visual moderno e acabamento diferenciado, o novo sistema de som concentra todos os seus recursos tecnológicos na parte frontal do rádio – inclusive a entrada auxiliar.
Auxílio para estacionar
Recurso opcional para o Novo Gol Track, o sensor de aproximação de obstáculos traseiros está ligado ao novo rádio (opcional) e exibe na tela central a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema ainda conta com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto.
Chamado de PDC (Parking Distance Control), ou controlador de distância ao estacionar, esse sistema funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro. Posicionados em locais estratégicos com o objetivo de ter o máximo de eficiência, esses sensores são pintados na cor da carroceria e contam com acabamento refinado, de forma que ficam bem discretos no veículo, praticamente imperceptíveis.