Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches
Nem no céu, mas muito longe do inferno. A versão Attack da Nissan Frontier se encaixa neste universo das picapes médias, que são grandes, para atender um consumidor que busca bom desempenho, mas abre mão de equipamentos de mais tecnologia. Visualmente, agrada muito com seu porte robusto que passa a ideia de “brava”. Oferece menos que as versões mais tops da Frontier, porém traz bastante coisa que a isola dos modelos básicos de entrada.
Durante uma semana, o Carro Express utilizou a Frontier Attack em diferentes condições. Na estrada, principalmente, ela tem seu melhor desempenho, graças ao motor 2.3 turbodiesel que gera 190 cavalos de potência. Não é dos mais fortes, mas dá conta – com sobra – do recado. Tem ótima arrancada e boa retomada. Vai fácil a velocidades maiores, mas com um detalhe: o ronco do diesel é inconfundível. Porém, sem as vibrações que tanto incomodavam nas picapes do passado. Faz entre 9 e 10 km com um litro de diesel na cidade. Na estada, pisando leve, chega na casa dos 12 km/l. Isso permite uma ótima autonomia numa viagem mais longa.
A tração 4×4 é facilmente acionada por um seletor no painel central. No dia a dia, vai de 4×2. Apesar de não ser avaliada no fora de estrada, numa condição adversa foi possível utilizar o sistema e sair de uma condição adversa em um terreno com grande desnível. Bastou mudar para tração nas quatro rodas e seguir adiante sem qualquer sobressalto.
Como não é a versão top de linha e sai por algo próximo dos R$ 260 mil (dá até para achar por menos nas promoções de algumas concessionárias), a Attack perde alguns itens de conforto. O ar-condicionado não é digital, os bancos são em tecido, a conexão do sistema com o smartphone só com cabos.
Mas, mesmo assim, não é tão espartana. Conta com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) com comandos no volante, desembaçador traseiro com temporizador, direção hidráulica, painel de instrumentos de 7″, saídas de a/c para o banco traseiro, seleção de tração em forma de botão rotativo, vidros elétricos (4) com função “um toque” para o motorista, volante com ajuste de altura manual e multifuncional.
Tem também seis airbags sendo dois frontais para o motorista e passageiro, dois laterais e dois de cortina, acendimento inteligente dos faróis, alarme com sistema imobilizador, bloqueio de Diferencial Eletrônico – ABLS, controle automático de descida (HDC), controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control), faróis dianteiros diurnos (DTR), freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), sistema de auxílio de partida em rampa (HSA), entre outros itens.
A central multimídia da oferece uma tela de 8” com Android Auto & Apple CarPlay. O sistema de áudio oferece dois alto-falantes nas portas dianteiras.
Nissan Frontier Attack
– motor 2.3 Turbo Diesel com potência máxima de 190 cv
– tração 4×4
– Câmbio automático de 7 velocidades
– ar-condicionado manual,
– câmera de ré,
– controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) com comandos no volante
– saídas de a/c para o banco traseiro,
– seis airbags sendo dois frontais para o motorista e passageiro, dois laterais e dois de cortina,
– acendimento inteligente dos faróis,
– alarme com sistema imobilizador,
– bloqueio de Diferencial Eletrônico – ABLS,
– controle automático de descida (HDC),
– controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control),
– faróis dianteiros diurnos (DTR),
– freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD)
– assistência de frenagem (BA),
– sistema de auxílio de partida em rampa (HSA)