Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – BYD Dolphin EV, o falado carro elétrico que vem mudando conceitos

Ernesto Zanon – Do Carro Express

Ele chegou para mudar conceitos. E preços. O BYD Dolphin EV, lançado no ano passado no Brasil, virou o queridinho dos principais programas de televisão e vem ganhando espaço nas ruas. Motivos não faltam. O preço praticado, a R$ 149.800,00, fez com que a concorrência se mexesse e vários modelos ficaram mais baratos. Mesmo com o aumento dos impostos, por determinação do governo federal, a partir deste ano, o fabricante ainda não majorou os valores cobrados dos consumidores.


O Carro Express teve a oportunidade de avaliar pela segunda vez um Dolphin, desta vez durante oito dias, quando foi possível sentir melhor o carro, levando em consideração alguns aspectos a mais do que o primeiro contato de apenas 3 dias.
O Dolphin EV, 100% elétrico, se destaca na paisagem urbana por uma série de aspectos. No visual, o hatch compacto se apresenta bastante agradável, com linhas modernas e um acabamento externo primoroso, que inclui apliques em preto ao longo da carroceria e até faixas laranjas, nesta cor cinza do modelo cedido pela BYD para esta avaliação. Rodas de 16 polegadas de muito bom gosto, com fundo também em preto.

Com distância entre eixos de 2,7m, o “golfinho chinês”, como se apresenta o Dolphin, é bem espaçoso internamente, permitindo que os passageiros do banco traseiro tenham mais espaço para as pernas. O assoalho na parte traseira também é plano, o que melhora ainda mais o conforto dos passageiros.


Com capacidade para cinco ocupantes, os assentos e apoios de cabeça possuem design ergonômico e o BYD Dolphin EV foi projetado com diversos espaços internos de armazenamento e organização para ajudar no dia a dia.
Assim como outros modelos da marca, o BYD Dolphin EV se destaca pela concepção futurista. Você percebe que o carro foi feito de olho no futuro. O desempenho deste 100% elétrico se destaca pela boa performance no trânsito urbano e até na estrada. Oficialmente, a autonomia é de 291 quilômetros. Mas o próprio painel aponta que ele vai além, perto dos 390 km. Rodando na boa, sem forçar, ele demonstra que consegue cumprir com o que está apontado.

E na hora de carregar as baterias, nada de perrengues ou muito tempo perdido. A bateria pode ser recarregada de forma simples. Segundo informa a BYD, com um adaptador é possível usar até uma tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de alta potência que estão em shoppings, postos, estacionamentos e muitas residências, a bateria do Dolphin pode ir de 20% a 80% em apenas 25 minutos.


Tecnologia

O Dolphin conta com ICS (Inteligent Cockpit System) que possui uma tela de 12,8″, rotação elétrica para posição vertical e horizontal, além de seis alto-falantes. O veículo ainda vai dar oportunidade do consumidor usar o Apple Carplay, o Android Auto e o aplicativo BYD, que possibilita abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria.
Dá para falar com o Dolphin EV pelo comando de voz. Basta falar “ Hi BYD” que o carro responde aos comandos como ligar o Spotify, achar um endereço ou prestar informações precisas sobre as condições do tempo.

Posso ajudar?