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AVALIAÇÃO – Honda City Touring sedã vai bem ainda sem motor turbo

 

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches

Tanto no atual Honda HR-V como no descontinuado Civic, a versão Touring oferecia a mais, por ser o top da família, o motor turbo. Porém, no irmão City o sonho do consumidor ainda não foi realizado. O sedã médio, tanto na versão sedã como na hatchback, ainda conta com o velho e bom 1.5 DOCH aspirado. Isso é ruim? De forma alguma.

O 1.5 aspirado, com seus 126 cavalos de potência, garantiu ótimo desempenho durante a avaliação realizada pelo Carro Express em uma versão sedã Touring, que se caracteriza principalmente pela generosa oferta de equipamentos embarcados, colocando-o na prateleira de cima entre os médios de luxo disponíveis no mercado brasileiro. Desta forma, não é exagero algum afirmar que o City vem cumprindo bem sua função de substituir o Civic, que hoje só é ofertado no Brasil numa versão com motorização híbrida e por cerca de R$ 100 mil a mais.

No desempenho, enquanto espera o turbo chegar, o motor 1.5 com câmbio CVT que simula sete marchas vai bem tanto na cidade como na estrada, principalmente por se tratar de um carro família. O comportamento é discreto, sem deixar a desejar. Agrada ainda mais por ter números interessantes em relação ao consumo. São 13,3 km/l com gasolina e 9,1 km/l com etanol na cidade, e 14,8 km/l com gasolina e 10,5 km/l com etanol, na estrada, segundo o Inmetro. Durante a avaliação, ficou bem perto disso.

O Honda City Touring, em sua versão sedã, sai por algo em torno dos R$ 138 mil, apenas R$ 2 mil a mais que o hatch, mas com um porta-malas que é praticamente o dobro do tamanho. São 520 litros de capacidade. Aliás, espaço interno é um dos principais atrativos deste sedã, onde cinco ocupantes vão bem acomodados. A sensação de conforto é latente, graças à tecnologia e itens oferecidos.

O que o City Touring sedã oferece:

• Faróis full-LED com luzes diurnas integradas, acionamento automático, farol alto automático e ajuste manual de altura do facho;
• Faróis de neblina de LED;
• Lanternas com guias e luzes de freio de LED;
• Rodas de liga leve aro 16 polegadas com acabamento diamantado e preto brilhante;
• Antena tipo barbatana de tubarão
• Chave com sensor presencial;
• Partida do motor por botão;
• Travas elétricas;
• Vidros com função “um-toque” e antiesmagamento;
• Volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade;
• Retrovisores externos com rebatimento elétrico;
• Ar-condicionado automático e digital,
• Bancos com revestimento em couro sintético na cor branca;
• Teto em tom claro;
• Bancos dianteiros rebatíveis em modo cama;
• Banco traseiro bipartido com encosto e assento rebatíveis.
• Quadro de instrumentos parcialmente digital de 7”;
• Central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio;
• Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
• Câmera de ré com gráficos dinâmicos
• Modos de condução Eco, Normal e S.
• Estrutura de deformação progressiva;
• Controles de estabilidade e tração;
• Assistente de partida em rampa;
• Seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
• Alerta de não afivelamento dos cintos de segurança;
• Monitoramento de pressão dos pneus;
• Câmera para redução de ponto cego à direita;
• Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e carros cruzando à diagonal;
• Controle de cruzeiro adaptativo (ACC);
• Assistente de permanência em faixa;
• Alerta de troca involuntária de faixa.

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