Os elétricos vieram para ficar. Praticamente inacessíveis pelos altos preços até bem pouco tempo atrás, hoje eles começam a se aproximar do seu bolso. Nesta avaliação, o SUV compacto elétrico mais barato do Brasil, que sai por R$ 180 mil. Trata-se do BYD Yuan Pro, que permite rodar oficialmente 250 quilômetros com uma carga. Mas dá para esticar quase uns 100 quilômetros a mais.
Os preços estão caindo e, uma hora ou outra, vai dar para muito mais gente entrar neste mundo dos elétricos. Primeiro porque a oferta de diferentes modelos está crescendo no Brasil, das mais diversas marcas. Com mais opções, a disputa pelo mercado se acirra e os valores se aproximam de nossos bolsos.
Neste sentido, a BYD já consegue oferecer esse SUV compacto, com um razoável e bom número de equipamentos embarcados, pelo valor que até bem pouco tempo atrás custava um hatch compacto. Dentro do próprio fabricante chinês, o Yuan Pro, uma versão mais básica do modelo que já estava por aqui na versão Plus, concorre diretamente com o Dolphin Plus EV, já que custa praticamente o mesmo valor, em torno dos R$ 180 mil.
Aí é questão de preferir o SUV em vez do hatch, que apresenta algumas vantagens, como mais espaço no porta-malas e motor elétrico com autonomia maior. O Yuan Pro, para custar menos, abriu mão de alguns itens e chegou com um motor mais simples que o Plus, que tem bateria poderosa e eficiente, com autonomia para até 450 quilômetros, ou seja, 200 km a mais que este Pro. Mas uma coisa bem importante. Este é o número oficial. Mas no pé, dependendo da pegada, dá para rodar até uns 100 km a mais, chegando próximo aos 350 km sem precisar parar para uma recarga.
Sempre é importante frisar que carro elétrico tem vocação urbana. Dá para ir para a estrada, mas sempre em distâncias mais curtas, em que haja segurança para encontrar pontos de recarga confiáveis.
No mais, o Yuan Pro traz todas as vantagens de um bom elétrico. O desempenho do motor que gera 177 cv de potência não decepciona quando precisa um pouco mais na estrada. Basta pisar que ele avança muito bem. Porém, dá para perceber que o consumo leva a carga embora mais rapidamente, diminuindo a autonomia de forma bem perceptível. Já indo numa velocidade de cruzeiro, entre 100 e 120 km/h, a suavidade prevalece e o consumo melhora. Faz de zero a 100 km/h em 7,9 segundos.
Destaque-se que o design do Yuan Pro traz faróis full-LED bem afilados que se integram à barra com o logotipo da BYD. Aparece o acabamento “black piano”, preto brilhante, em vez dos detalhes em metal presentes na versão Plus. O capô sem muitos vincos e aspecto mais fluido destaca a vocação urbana do modelo.
Conta ainda com maçanetas das portas embutidas, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento preto e coluna traseira com uma pequena janela. A tampa do porta-malas tem um aerofólio integrado na parte superior, que dá um ar esportivo.
Compacto, tem 4,3 m de comprimento, 1,83 m de largura e 2,62 m de distância entre-eixos. É menor que o Plus, mas acomoda bem até quatro ou cinco ocupantes, inclusive quem vai no banco de trás. Não tem saída de ar-condicionado para quem vai ali. Mas o problema maior fica para o porta-malas que, devido ao uso de estepe que ocupa espaço demais, acaba decepcionando. São só 265 litros de capacidade.
O acabamento interno deste BYD, a exemplo de outros modelos da marca, não decepciona. São materiais bonitos que elevam o nível de bem-estar a bordo. Os bancos de couro sintético são confortáveis. Contam com revestimento na cor branca e perfurado. O console central elevado completa a sofisticação. Para completar, a central multimídia com tela giratória de 12,8 polegadas e painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas.
A lista de itens de série inclui recarga de celular por indução, retrovisores externos com rebatimento elétrico, bancos dianteiros com regulagem elétrica, volante com ajuste de altura e profundidade, GPS integrado, conexão 4G dedicada e freio de estacionamento eletrônico com função auto hold.
O que o Yuan Pro oferece de série:
– seis airbags,
– monitoramento da pressão dos pneus
– volante ajustável em altura e profundidade,
– bancos dianteiros de couro com ajustes elétricos,
– central multimídia giratória de 12,8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio,
– rebatimento elétrico dos retrovisores externos,
– painel digital de 8,8 polegadas,
– controle de velocidade de cruzeiro,
– sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,
– ar-condicionado digital de uma zona,
– rodas de liga leve de 17 polegadas,
– carregamento de celular por indução,
– sensor crepuscular,
– câmeras “360 graus” de alta resolução,
– conexão 4G dedicada com roteamento,
– GPS integrado,
– chave presencial,
– abertura das portas via celular ou cartão NFC
– faróis e lanternas de LEDs