Você que procura um SUV compacto, certamente, em algum momento pensou no Volkswagen T-Cross, não? Lançado em 2019, passou no ano passado por sua primeira remodelação. Nada de extraordinário. Mas bem marcante na dianteira, onde mudou mais. Todas as versões agora contam com faróis 100% LED e não têm mais os famosos de neblina.
Nesta avaliação, a versão Highline 250 Tsi, que conta com o bom motor 1.4 turbo de 150 cavalos de potência. Se o 200 1.0 oferecido em outras versões, deixa um pouco a desejar, este aqui sobra.
O T-Cross Highline 250 é o top da família. Vem muito bem equipado. Conta com coisas tipo Park Assist, aquele sistema que estaciona sozinho, por exemplo, só para você ter uma ideia que é de nível superior e se diferencia de vários modelos da concorrência.
Mas é no motor que ele se destaca. Basta pisar que o 1.4 turbo demonstra que é até um pouco demais para este carro. Ele arranca rápido mesmo. Precisa ter presença de espírito e um bom controle no braço para não deixar ele escapar. Aos poucos, a gente vai se adaptando, dosando melhor o pé e a forma de acelerar para evitar qualquer perrengue.
Mas vai embora com extrema facilidade. Avança rapidamente a velocidades mais altas na estrada, garantindo agilidade e a certeza que as respostas correspondem às expectativas, algo que falta no 1.0. Ou seja, o T-Cross 250 com motor 1.4 é para quem quer mais do carro, diferentemente do outro voltado a uma tocada mais comportada.
No consumo, nada de extraordinário. Números do Inmetro apontam para 10,8 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina; 7,4 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada com etanol. Aqui, durante nossa avaliação, usando bastante ar-condicionado, ficamos entre os 7 e 8 com etanol na cidade. Na estrada, passa tranquilo dos 10 mesmo numa direção mais forte.
No visual, destaquemos essa nova dianteira, que mudou mais em função da adoção dos faróis 100% LED, o famoso full led, com assinatura (DRL). Ganhou ainda uma barra horizontal, igual a de seus outros irmãos. Na parte traseira, as lanternas são 100% em LED, interligadas por uma outra iluminação de posição. Ainda sobre o conjunto óptico, lanterna de neblina do lado esquerdo e iluminação de marcha a ré em ambos os lados chegam em LED.
Em espaço interno, o T-Cross não decepciona. Quatro ou até cinco pessoas se acomodam bem aqui dentro, com direito a saída de ar lá atrás, hein. E o porta-malas, apesar de não ser nada extraordinário, oferece capacidade para 373 litros. Se deixar o encosto mais reto, chega aos 420 litros. Neste caso, os ocupantes ficarão mais desconfortáveis, como se tivessem numa picape cabine dupla.
É um carro que custa R$ 177 mil, valor que bate com outros concorrentes diretos e briga bem com os SUVs mais baratos elétricos ou híbridos oferecidos pela chinesa BYD, uma marca que vem se tornando uma pedra no sapato dos fabricantes tradicionais.
Mas se você é daqueles que não quer mudar de paradigmas e preza pelas marcas mais conhecidas, como a VW, o T-Cross Highline é sim uma ótima opção.
Tem volante e bancos em couro, o acabamento segue o mesmo padrão das demais versões, com bastante plástico. O painel de instrumentos vem com tela de 8 polegadas que já tem uma boa dose de informações e traz o VW Play, com 10,1″. Ali, loja de apps e espelhamentos sem fios para Android Auto e Apple CarPlay. Muito fácil de se conectar.
Top de linha, a versão Highline é sinônimo de sofisticação e tecnologia, incluindo o teto solar. Oferece equipamentos que são mais comuns em carros de nível bem superior. A tecnologia embarcada agrada muito desde o momento que a gente entra no carro e o celular é absorvido pela central multimídia,
Não é difícil assimilar tudo o que ele oferece. Ar-condicionado, por exemplo, tem fácil regulagem a partir de comandos touch, tanto para aumentar a ventilação como para controlar a temperatura. Para carregar o celular, sem perrengues com cabos. É por indução.
Há também vários assistentes de condução, que facilitam a direção nas mais diferentes condições.
O que a versão Highline oferece:
- Colunas centrais com aplique em preto brilhante
• Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
• Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito
• Grade dianteira pintada na cor preta brilhante com detalhes cromados e moldura inferior cromada
• Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
• Rack de teto longitudinal na cor prata
• Rodas de liga leve de 17″
• Pneus 205/55 R17 de baixa resistência a rolagem
• “ACC” – Controle adaptativo de velocidade e distância
• “AEB” – Frenagem autônoma de emergência
• “Keyless” – sistema de alarme antifurto com comando remoto
• Airbag para motorista e passageiro com sistema de desativação para o passageiro
• Airbags laterais nos bancos dianteiros e de cortina
• Assistente para partida em aclives/subidas (“Hill Hold Control”)
• Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
• Controle eletrônico de estabilidade e tração (ASR)
• Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
• Isofix
• Seletor do modo de condução
• Sensores crepuscular e de chuva
• Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
• Sistema “Start & Stop”
• Controle da perda de pressão de pneus e de frenagem automática pós-colisão
• Indicador de fadiga do motorista
• Sistema KESSY – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
• Faróis com função “Coming & Leaving home ” e luz de condução diurna
• Faróis duplos com máscara escurecida
• Lanternas traseiras em LED
• Regulagem do facho do farol